Zito vence o 1º turno das eleições, segundo Pesquisa IGPP Caxias
Zito, André Ceciliano, André Lazaroni, Gleisi, Lindbergh — Foto divulgação
A imagem, marcante na administração da cidade de Duque de Caxias, em especial no seu primeiro mandato foi considerado um dos melhores da história da cidade.
O município com mais de 810 mil moradores, confirma a liderança para as eleições majoritárias de 2024, mostrando que se as eleições fosse hoje o pré-candidato Zito venceria no 1º turno no 2º maior colégio eleitoral do Estado do Rio de Janeiro.
Chamado de “O Rei da Baixada” nos anos 1990 por suas votações expressivas, Zito tem participado de lives e passou a promover encontros com aliados num galpão no bairro Dr. Laureano, sua base eleitoral. Ele reuniu no local políticos com e sem mandato para avaliar candidaturas a vereador. O ex-prefeito também passou a percorrer as ruas da cidade, de olho no vácuo político deixado pelo ex-prefeito e atual secretário estadual de Transporte, Washington Reis (MDB).
Esquerda se une em torno do ex-prefeito Zito na pré-candidato à prefeitura em Duque de Caxias
Zito é o pré-candidato à Prefeitura de Duque de Caxias pela Federação Brasil da Esperança (PT-PV-PCdoB). O lançamento da pré-candidatura foi feito em um evento que reuniu importantes nomes da Fe Brasil, na segunda-feira (01/04), como o deputado federal Lindbergh Farias, o deputado estadual Andrezinho Ceciliano, os ex-deputados André Lazaroni, Dica e Andreia Zito, o prefeito de Maricá Fabiano Horta e o ex-ministro Celso Pansera, além de pré-candidatos e lideranças locais, como Marcos Figueiredo.
Aliados do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Baixada Fluminense, um dos principais palcos de disputa pelos votos na corrida presidencial no Rio de Janeiro, Apoiarão José Camilo Zito (PV) em Caxias, que sai fortalecido para voltar à prefeitura municipal.
Sem Eira nem Beira
Em contra ponto com Zito, Washington Reis e o atual governo aposta em um candidato sem história política, Netinho Reis atua como empresário/sócio da família Reis. Seria uma pessoa da confiança do seu tio. Seu sobrenome, paradoxalmente, ajudará e prejudicará. Por mais que reconheça o poderio político da família Reis, insistir num membro da família, poderá ser um tiro no pé do grupo Reis.
O povo e a classe política já estão sinalizando o cansaço e o desgaste deste formato; principalmente, quando atualmente a cidade está sendo administrados por seu tio, indicado pelo atual secretário de Transportes Washington Reis, considerado muito bonzinho, mas que pouca experiência tem de administração pública e gestão.
Reis, réu por corrupção passiva em ação por fraudes imobiliárias
O ex prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis, réu na justiça por corrupção passiva em uma investigação sobre fraudes imobiliárias em um cartório de Nova Iguaçu. De acordo com a denúncia da promotora Elisa Pitarro, da Promotoria de Nova Iguaçu, Washington Reis prometeu R$ 500 mil de propina para o tabelião do 5º Ofício de Notas, Josemar Francisco. O objetivo era elaborar diversas escrituras fraudulentas de compra e venda de lotes rurais que pertenciam a outras pessoas.
O ex-prefeito do MDB, W.Reis, foi reeleito e renunciou para disputar o Senado, mas foi barrado pela Justiça Eleitoral.
Funcionários de Duque de Caxias recebem pagamentos atrasados há anos.
Prática recorrente na administração da família Reis.
A Previdência da prefeitura usa como prática informações aos servidores que aguardem os repasses da Secretaria municipal de Fazenda. A falta de calendário de pagamentos dos servidores e o atraso na concessão dos salários tem sido um sofrimento para os trabalhadores tanto da ativa quanto as dos aposentados.
O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJj), em vitória do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe), determinou que a Prefeitura de Duque de Caxias finalize os pagamentos de aposentadoria dos funcionários até o quinto dia útil de cada mês.
Trem da Alegria em movimento em Duque de Caxias, embarca mãe, esposa, irmã e outros penduricalhos.
Parentes do deputado federal e apoiador da família Reis em Caxias, Áureo Lidio, lidera o Trem da alegria na cidade. A festa dos cargos ocupados na prefeitura de Caxias, tem na administração os queridinhos do líder do partido Solidariedade, que demostra seus sentimentos solidários aos próprios membros da família.
Quem é Aline Ribeiro, esposa do deputado Áureo Lidio apontada como vice na chapa de Netinho Reis?
Após perder a disputa pela Prefeitura de Duque de Caxias, e apoiar o vencedor Washington Reis (PMDB) no segundo turno, o deputado federal Aureo Lídio (SD) conseguiu cargos para a mãe, a mulher e a irmã na gestão do aliado.
Aline é assistente social e participou da transição do atual governo.
A mãe, a professora Marise Ribeiro, ficou com o comando da Secretaria municipal de Educação. Ela já atuou como coordenadora da rede estadual na cidade.
Aline Ribeiro, comporá a chapa com Netinho Reis à Prefeitura de Caxias, não tem qualquer expressão e nem lastro político. Para pavimentar o caminho da dupla até a campanha do ano que vem, Washington Reis terá que gastar muita saliva e, sobretudo, dinheiro, a fim de viabilizar a chapa que já vem sendo apelidada pela oposição em Caxias de comida de avião: sem sal e sem gosto.
Para fechar, a irmã Danielle Christian Ribeiro Barros foi lotada na chefia da Delegacia Federal da Secretaria de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário e em 2019, Danielle Barros, era secretária de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro.
A monarquia ‘dos Reis’, deixa claro a intenção de continuísmo de uma administração cujo comando será sempre capitaneada pelo seu representantes maior, repetindo práticas nefastas aos munícipes na condução de uma gestão questionável pela capacidade de conduzir o município, cuja riquezas não retratam a realidade da população carente de políticas públicas.