ARMADILHA FOTOGRÁFICA REGISTRA ESPÉCIE AMEAÇADA DE EXTINÇÃO NO PARQUE DOS TRÊS PICOS

A unidade de conservação possui sede em Cachoeiras de Macacu, um núcleo de montanha em Nova Friburgo e um núcleo operacional em Guapimirim.

Espécie considerada ameaçada de extinção, um gato-do-mato pequeno (Leopardo tigrinus) resolveu conhecer uma das trilhas do Parque Estadual dos Três Picos, em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio. A cena foi registrada na última sexta-feira (18/8) por uma armadilha fotográfica instalada na região dos Três Picos Vale dos Deuses, no interior da unidade de conservação.

Fruto de uma parceria entre o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e o Projeto Aventura Animal, a captura dessas imagens, por meio de câmeras camufladas ativadas à distância, tem por objetivo o monitoramento da fauna visando acompanhar, identificar e estudar o comportamento de espécies de animais que habitam o parque.

 “A presença desses animais indica que há um equilíbrio do ecossistema. Esse trabalho de monitoramento é fundamental inclusive para a gestão do parque, pois nos auxilia no direcionamento das nossas ações visando a conservação da natureza”, destacou o presidente do Inea, Philipe Campello.

As imagens captadas pelas armadilhas fotográficas são disponibilizadas para escolas da rede pública durante aulas sobre educação ambiental ministradas por guarda-parques do órgão ambiental estadual.

“O Projeto Aventura Animal vem abrilhantar ainda mais o potencial que a unidade de conservação tem. E esse trabalho é fundamental porque levamos essas informações para as escolas a fim de ajudar a despertar a sensibilização ambiental das futuras gerações”, disse o coordenador do núcleo de Montanhismo do Parque Estadual dos Três Picos, Rominque Schimidt.

Sobre o parque
Com área aproximada de 65.133 hectares, o Parque Estadual dos Três Picos abrange partes dos municípios de Teresópolis, Guapimirim, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu e Silva Jardim, na Região Serrana do Rio.

A unidade de conservação possui sede em Cachoeiras de Macacu, um núcleo de montanha em Nova Friburgo e um núcleo operacional em Guapimirim.

Dentro dos limites da unidade de conservação, encontra-se o mais elevado índice de biodiversidade do Estado do Rio, o que em parte se explica pela variação de altitudes: de 100 m até os 2.366 m do Pico Maior.

O Parque é reconhecido internacionalmente como uma IBA (Important Bird and Biodiversity Area), ou seja, uma área prioritária para conservação da biodiversidade de aves, pela BirdLife International.

 

Além disso, verifique

MP BARRA GASTO DE R$ 18,7 MILHÕES COM NATAL EM GUAPIMIRIM, E PREFEITURA PREPARA DEFESA

Município sustenta que contratação seguiu a lei, não compromete serviços essenciais e integra política de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *