Cidade que vive o caos no transporte coletiv0 tem promessa de melhora imediata.
Moradores de Magé na baixada fluminense têm enfrentado vários problemas no transporte público da cidade. A Iluminada, empresa do grupo Trel, opera em 17 linhas que circulam em vários bairros do município, mas segundo os moradores nos últimos meses atrasos, falta de manutenção, diminuição de frota e retirada de linhas têm causado dor de cabeça pra quem precisa pegar ônibus.
Segundo a prefeitura de Magé, aproximadamente de 360 mil passageiros são transportados mensalmente pela empresa Iluminada, a única que presta o serviço municipal em Magé, percorrendo os 6 distritos da cidade em seus bairros. A empresa ganhou a concessão em 2012 depois que a Alfa Rodobus teve seu contrato cancelado diante dos péssimos serviços que eram prestados à população naquela época.
Em anuncio pela redes sociais, o secretário de Transportes da cidade, vereador licenciado da Câmara Municipal e atual secretário da pasta, Junimar Borges, foi firmado um novo acordo, com compromisso da empresa a retornar com toda frota, todos os horários noturnos, todos os horários diurnos e as linhas que haviam sido cortadas, até que se termine o estudo da UFRJ, para que assim, seja pago um subsídio municipal e acabar com o sofrimento antigo da população mageense. Na foto divulgada pelas redes socias, o acordo foi estabelecido na sede da prefeitura com participação do secretário Junimar Borges, Manoel Luis Alves Lavouras, sócio administrador da Transporte e Turismo Ltda, com a participação do atual secretário de Governo Vinícius Bastos.
A Partir de segunda feira, a empresa começa a rodar com novos horários e dentro de 30 dias, toda a frota de volta a rua. Segundo o secretário Junimar, “se o problema era dinheiro, o problema acabou! Eu o prefeito Renato Cozzolino , iremos cobrar severamente que todo acordo seja cumprido.”
Vale ressaltar que a população se organiza com data marcada para promover um manifesto dia 06 de abril, na Praça da sede da Prefeitura Municipal, reivindicando melhores condições de transportes para os munícipes.
Diante do novo quadro estabelecido entre as partes envolvidas, se continua valendo o manifesto. A população mageense certamente espera a melhoria, o que não é mais possível é uma empresa de prestação de serviços com contrato de concessão comprometer a regularidade de uma prestação de serviços essencial a população.
Além das reclamações sobre as péssimas condições dos ônibus, desta vez foi constatado, através de uma denúncia anônima, que a Viação Trel, suspendeu o itinerário das linhas que partiam às 05h00min do Alto da Serra, alegando que os mesmos precisam fazer o horário de 6h30min somente no Terminal de Piabetá.
Dependentes dos coletivos revelam que este fato, prejudica a rotina, principalmente de trabalho, pois apesar de tudo, este é o meio de transporte mais acessível para quem precisa descer a Serra diariamente.