Site icon Rede TV Mais

Violência explode no Rio, e policiais não irão receber gratificação

Só duas regiões do estado do Rio ainda podem bater metas da Secretaria de Segurança.

Os indicadores criminais dos dois primeiros meses do ano já foram suficientes para tirar a gratificação de policiais de pelo menos 37 das 39 Áreas Integradas de Segurança Pública (Aisps) do estado. Um documento obtido com exclusividade pela reportagem mostra que só duas regiões ainda podem bater as metas estabelecidas pela Secretaria estadual de Segurança (Seseg): as Aisps 14, região de atuação do 14º BPM (Bangu), da 33ª DP (Realengo) e 34ª DP (Bangu); e 18, ocupada pelo 18º BPM (Jacarepaguá), pela 32ª DP (Taquara) e pelo 41ª DP (Tanque).

No entanto, é improvável que os policiais dessas duas áreas consigam a façanha. Nos dois primeiros meses do ano, a região de Bangu contabilizou 426 roubos de veículos. Para bater a meta, a área só poderia registrar mais um roubo até o fim do semestre. Já Jacarepaguá, que teve uma média mensal de 154 roubos de rua em janeiro e fevereiro, só poderia registrar mais 55 ocorrências do tipo nos próximos quatro meses para bater a meta de 364 roubos no semestre.

Para ter direito à gratificação, os policiais precisam bater metas estipuladas pela Seseg em três indicadores: roubos de rua (que engloba roubos a pedestres, em ônibus e de celular), letalidade violenta (homicídio doloso, lesão corporal seguida de morte, roubo seguido de morte e auto de resistência) e roubos de veículos. Em 16 áreas, a polícia não conseguiu nem sequer bater a meta em pelo menos um dos três indicadores.

Roubos em alta

O indicador responsável por derrubar a maior parte das gratificações foi justamente o roubo de rua: 35 das 39 Aisps não bateram a meta estipulada para o crime. Em seis das áreas, a quantidade de roubos foi superior ao dobro da meta.

Procurada, a Seseg alegou que só vai se pronunciar quando os números forem consolidados, no final do semestre. A gratificação de cada policial pode chegar a R$ 3 mil. No final de 2015, 13 Aisps bateram as metas.

Confira os números na íntegra.


Fonte: Extra