Flamengo derrota o Bangu por 3 a 0, e Botafogo passa apertado pelo Boavista: 1 a 0
O Vasco derrotou o Fluminense por 1 a 0, em Manaus, e conquistou o título de campeão da Taça Guanabara. Na semifinal do Campeonato Carioca vai enfrentar, com a vantagem do empate, o Flamengo, que se classificou em quarto lugar ao derrotar o Bangu por 3 a 0, em Macaé. O outro confronto será entre o Fluminense, vice-campeão, e o Botafogo, terceiro colocado, que superou o Boavista por 1 a 0 em Bacaxá. A vantagem do empate é dos tricolores para chegar à decisão do Estadual.
Com a vitória no clássico deste domingo, com gol de Riascos, aos 21 do segundo tempo, o Vasco chegou a 21 jogos de invencibilidade (a última derrota foi em novembro do ano passado, para o mesmo Fluminense, por 1 a 0, pelo Campeonato Brasileiro).
O jogo em Manaus foi equilibrado. Os goleiros Martin Silva e Diego Cavalieri apareceram bem e fizeram pelo menos três defesas importantes cada um no jogo. Numa delas, Cavalieri tirou com a ponta dos dedos e mandou ao travessão um chute por cobertura de Andrezinho. No segundo tempo, em bela finalização de Eder Luis, de novo o goleiro tricolor espalmou, e a bola tocou na trave. Já a principal intervenção de Martin Silva foi no fim do jogo, cara a cara com Osvaldo. O atacante do Flu chutou fraco, em cima do goleiro, e desperdiçou o empate.
O Fluminense teve um gol anulado no primeiro tempo, em lance polêmico. O zagueiro Renato Chaves marcou de cabeça, na pequena área, mas o árbitro João Batista de Arruda anulou o lance e marcou falta no goleiro Martin Silva.
No confronto entre o zagueiro Rodrigo e o atacante Fred, melhor para o vascaíno. Rodrigo marcou bem o rival, a quem não cumprimentou antes do jogo, devido a rusgas do ano passado. Fred não teve muitas oportunidades de gol. E finalizou mal no primeiro tempo, em chute torto, para fora. O artilheiro tricolor, que fez as pazes com o técnico Levir Culpi e voltou ao time neste domingo, foi substituído no segundo tempo. Rodrigo, por sua vez, brilhou ao salvar em cima da linha o gol do Fluminense, após cabeçada de Edson.
Também na etapa final os volantes Edson e Marcelo Mattos foram expulsos.
A campanha do Vasco, campeão da Taça Guanabara:
Jogos: 7; vitórias: 5; empates: 2; gols a favor: 8; gols contra: 2.
13/3 – Vasco 2 x 0 Bangu
19/3 – Boavista 0 x 1 Vasco
27/3 – Vasco 1 x 0 Botafogo
30/3 – Flamengo 1 x 1 Vasco
3/4 – Vasco 1 x 1 Volta Redonda
9/4 – Vasco 1 x 0 Madureira
17/4 – Fluminense 0 x 1 Vasco
FLAMENGO FAZ 3 NO BANGU
Em Macaé, o Flamengo, apesar da atuação ruim, derrotou o Bangu por 3 a 0. O primeiro gol foi marcado aos 38 minutos do primeiro tempo, por Marcelo Cirino. E Paolo Guerrero aumentou a vantagem aaos 36 da etapa final. Aos 45, o lateral-esquerdo Jorge deixou o dele. O goleiro Paulo Victor fez três defesas importantes no segundo tempo.
Antes mesmo de terminar o jogo o Flamengo já tinha garantido a classificação para a semifinal. Isso porque o Volta Redonda, que precisava vencer o Madureira e torcer pela derrota rubro-negra para o Bangu, apenas empatou: 1 a 1. O gol do Madureira saiu aos 3 minutos de jogo, marcado por Resende. Dija Baiano, aos 21 do segundo tempo, empatou para o Voltaço.
Diante da apatia do time rubro-negro, o técnico Muricy Ramalho colocou Ederson no lugar de Alan Patrick na etapa final. O Flamengo ganhou mais movimentação. Naquela altura o jogo estava ainda 1 a 0, e perigoso. Mas então vieram os gols que deram tranquilidade ao rubro-negro.
BOTAFOGO GANHA APERTADO
E em Bacaxá o Botafogo demorou, mas marcou. Leandrinho, de 19 anos, fez o gol da vitória por 1 a 0 sobre o Boavista, e o time, que chegou a cair para a quarta posição na tabela, ultrapassado pelo Flamengo. voltou à terceira posição. O roteiro da atuação alvinegra foi o mesmo daquele apresentado em diversas partidas neste Carioca – especialmente contra os times pequenos. O time jogou sem brilho na maior parte do tempo.
A partida foi de baixo nível técnico, e o Botafogo parecia desinteressado. Neilton jogou mal, assim Salgueiro e Gegê, o que deixava a produção ofensiva bem abaixo do necessário. A entrada de Ribamar logo após o intervalo, no lugar de Luis Henrique, tornou as coisas um pouco melhores para o Botafogo. Depois que tirou Salgueiro, o técnico Ricardo Gomes acabou acertando em cheio. O garoto Leandrinho, três minutos depois de entrar em campo, aproveitou bem o rebote, apesar do chute fraco, e contou com a falha do goleiro para marcar o gol da vitória. Foi o primeiro gol de Leandrinho como profissional.