Site icon Rede TV Mais

Vacinação contra febre amarela é intensificada após morte de macacos em três cidades do RJ

Um macaco morto foi encontrado na divisa entre os municípios de Nova Iguaçu e Duque de Caxias.

A vacinação contra febre amarela foi intensificada nos municípios de Nova Iguaçu, Tanguá e Miguel Pereira após macacos mortos com a doença serem encontrados nas três cidades. Um posto de vacinação foi instalado pela Prefeitura de Nova Iguaçu, nesta sexta-feira, na Praça de Tinguá e vai funcionar durante a semana de 8h às 21h e nos fins de semana até às 17h para imunização contra a febre amarela. A Secretaria estadual de Saúde (SES) informou que disponibilizou doses para imunização nos municípios de Tanguá e Miguel Pereira.

Segundo a Prefeitura de Nova Iguaçu, um macaco morto foi encontrado na divisa entre os municípios de Nova Iguaçu e Duque de Caxias durante inspeção de rotina na Reserva Biológica de Tinguá, no último dia 28. O animal foi encaminhado para análise na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que confirmou a morte por febre amarela.

Nesta sexta-feira, o posto da Praça Tinguá vacinou 150 pessoas em apenas três horas. É mais do que a vacinação registrada normalmente durante uma semana inteira. A prefeitura ressaltou ainda que não há epidemia de febre amarela na cidade, mas equipes de saúde vão visitar as residências de moradores para reforçar a importância da vacinação. Os postos de saúde de Rio d’Ouro, Jaceruba, Tinguá e Adrianópolis também abrirão aos sábados e domingos, das 8h às 17h e durante a semana até às 21h. Segundo a SES foi disponibilizado um reforço de 100 mil doses da vacina para a cidade.

Ainda de acordo com a Prefeitura de Nova Iguaçu, equipes da Superintendência de Vigilância Ambiental em Saúde (Suvam) começaram, nesta sexta-feira, uma pesquisa entomológica na região de Tinguá, colhendo amostras de mosquitos para realização de exames que poderão constatar se há ou não contaminação por febre amarela.

Nova Iguaçu, Tanguá e Miguel Pereira possuem regiões de mata e grande circulação de turistas. A recomendação da SES é que as pessoas que vão viajar para essas áreas tomem a vacina no mínimo 10 dias antes da viagem.

Fonte: Jornal Extra