Site icon Rede TV Mais

UOL divulga nota de repúdio contra violência a jornalistas

Jornalistas foram vítimas de violência verbal e física enquanto cobriam as manifestações de 7 de Setembro em Brasília.

Imagens do vídeo postado pelo UOL

Jornalista e cinegrafista levaram chutes e garrafadas porque entrevistavam um grupo a favor da intervenção militar.

Policiais militares chegaram ao local durante a confusão e conduziram um dos agressores à 5ª Delegacia de Polícia de Brasília para esclarecimento dos fatos. Ele foi identificado como Francisco Assis Batistas, 49, produtor rural. O outro agressor, menor de idade, era seu sobrinho. Na delegacia, Assis negou a agressão. “Eu chamei o pessoal [jornalistas do UOL] de golpista porque estavam entrevistando uma mulher que estava provocando nós do movimento [anti-Temer] com uma faixa de volta da ditadura militar. Deus me livre, né. Eu não aguentei”, diz.

Os jornalistas do UOL ficaram com hematomas provocados pelas agressões, mas passam bem. A ocorrência policial foi registrada na 5ª Delegacia de Polícia de Brasília.

O UOL divulgou a seguinte nota a respeito das agressões sofridas pela equipe de reportagem que cobria as manifestações desta quarta-feira (7) em Brasília:

Os repórteres do UOL Leandro Prazeres e Kleyton Amorim foram vítimas de violência verbal e física enquanto cobriam as manifestações de 7 de Setembro em Brasília nesta quarta-feira. Foram atacados covardemente durante o exercício de suas atividades profissionais.

O UOL repudia qualquer ato de violência, e acredita que ter uma imprensa livre é condição necessária para a consolidação da democracia, neste ou em qualquer outro país. Qualquer violência contra jornalistas é uma agressão contra a Constituição e contra a liberdade de expressão.

O episódio desta quarta-feira é lamentável, mas não fará o UOL esmorecer na sua luta pelo livre direito de informar. Tampouco influenciará na cobertura jornalística, que sempre foi e continuará sendo pautada pela pluralidade, independência e apartidarismo.

 
Fonte: Universo Online S.A