ÚLTIMA CHANCE PARA REGULARIZAR O IPVA: PRAZO TERMINA DIA 30 NO RIO DE JANEIRO

Programa permite parcelamento em até 12 vezes e liberação de licenciamento após a primeira cota.

O programa IPVA em Dia, da Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro (Sefaz-RJ), que permite a regularização de débitos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) no estado do Rio de Janeiro, tem prazo final de adesão no dia 30.

A iniciativa torna possível que proprietários de veículos renegociem dívidas dos exercícios de 2020 até 2025 com parcelamento em até 12 vezes iguais
Um dos principais atrativos: após o pagamento da primeira parcela, o licenciamento anual junto ao Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran-RJ) já pode ser liberado o que representa avanço em relação a programas anteriores. 

O contribuinte deverá:

  • Acessar a Central de Serviços da Sefaz-RJ fazendo login com conta GOV.BR ou Certificado Digital;

  • Selecionar o serviço “Parcelar débitos de IPVA (IPVA em Dia)”, informar o número do Renavam do veículo; 

  • Escolher o número de parcelas (até 12) e emitir a guia de arrecadação (DARJ) para pagamento. 

Regras importantes

  • A primeira parcela vence no dia 5 do mês seguinte à adesão. 

  • O parcelamento dá cobertura apenas para débitos não inscritos em Dívida Ativa; quem tiver valores inscritos deve negociar via Procuradoria‑Geral do Estado do Rio de Janeiro (PGE-RJ). 

  • Inadimplência de três parcelas (consecutivas ou alternadas) ou deixar parcela aberta por mais de 90 dias leva cancelamento automático do parcelamento. 

Por que aproveitar
Para quem está com dívidas de IPVA acumuladas, o programa oferece uma alternativa de regularização que evita sanções como apreensão ou impedimento de licenciamento e dá outro fôlego ao planejamento financeiro. Para o governo estadual, também representa aumento da arrecadação e redução da inadimplência. 

Fica o alerta: o prazo está se aproximando. Quem quiser aderir deve preparar Renavam do veículo, documentação de login e acessar o portal o quanto antes, pois depois do dia 30 as oportunidades deste formato de parcelamento poderão encerrar ou sofrer alterações.

Além disso, verifique

CASTRO ANUNCIA VETO À “GRATIFICAÇÃO FAROESTE” E OUTRAS BENEFÍCIOS APROVADOS PELA ALERJ

Governador afirma que medida visa conter gastos e preservar o equilíbrio fiscal do estado. O …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *