UE diz que 17 países receberam ovos contaminados

Escândalo por causa do uso ilegal de produto em granjas.

xFRA

Quinze países da União Europeia (UE), além de Suíça e Hong Kong foram afetados pela crise dos ovos contaminados, segundo anúncio feito nesta sexta-feira pela Comissão Europeia. Há granjas interditadas em quatro países — Bélgica e Holanda, origem da crise, e Alemanha e França —, dos quais partiram exportações para os demais. Investigações mostraram que os níveis de fipronil, produto usado para erradicar o ácaro vermelho nas galinhas, superava os limites autorizados pela regulamentação europeia, em alguns casos muito acima. O produto é usado por empresas especializadas na desinfecção de propriedades agrícolas.

A Comissão anunciou ainda que fará uma reunião com representantes desses países, em 26 de setembro próximo, para “tirar as lições” do episódio. Na União Europeia, os países atingidos são Bélgica, Holanda, Alemanha, França, Suécia, Reino Unido, Áustria, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Polônia, Romênia, Eslováquia, Eslovênia e Dinamarca, disse um porta-voz do Executivo europeu à imprensa.

— Devemos trabalhar juntos para extrair as leções necessárias e avançar, mais que perder energia achando os culpados — afirmou o comissário europeu de Saúde, Vytenis Andiukaitis.

O caso veio à tona na semana passada, provocando a retirada de milhões de ovos de supermercados alemães e holandeses.

As investigações realizadas na Bélgica e na Holanda se aceleraram na quinta-feira, o que levou à detenção de dois diretores de uma empresa que teria usado essa substância em galinheiros para tratamento contra o piolho vermelho.

O fipronil está presente nos produtos veterinários utilizados em animais de estimação contra pulgas e carrapatos, mas seu uso é proibido em animais destinados ao consumo e à indústria alimentícia na União Europeia (UE). Em doses altas, pode provocar problemas neurológicos e vômitos.

Na mira dos investigadores estão a empresa holandesa especializada em desinfecção de granjas ChickFriend, e seu fornecedor belga Poultry-Vision, segundo a imprensa.

RedetvFonte: O Globo

 

 

Além disso, verifique

EUA ATINGEM GOVERNO PETRO COM SANÇÕES FINANCEIRAS SEM PRECEDENTES

Gustavo Petro reage com firmeza e diz que não recuará diante das medidas. Os Estados …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *