Vítima conseguiu acionar o socorro por telefone.
Uma turista de Curitiba (PR) foi resgatada pelos bombeiros após ficar pendurada a uma altura de, aproximadamente, 50 metros, enquanto escalava o pico do Dedo de Deus, em Teresópolis, na Região Serrana do Rio. Ela estava com uma amiga que conseguiu parar em um platô.
O resgate aconteceu na madrugada desta segunda-feira (15). Segundo os bombeiros, a operação durou sete horas e contou com seis militares montanhistas, que estavam de folga.
Os bombeiros utilizaram técnicas de rapel e equipamentos, como cadeirinha, mosquetões, freios, cordeletes, fitas tubulares, extensor, corda semi-estática, proteções de cordas e apitos, durante a operação.
Além disso, eles informaram que orientaram a vítima, por telefone, a movimentar as pernas para não prender a circulação enquanto aguardava o resgate.
Os bombeiros disseram que a mulher teve ferimentos no rosto e foi encaminhada para a Unidade Pronto Atendimento (UPA).
O comandante do Corpo de Bombeiros, Fábio Gonçalves, disse que a amiga da vítima estava em um platô acima e que uma não conseguia ver a outra. As duas foram resgatadas durante a operação.
Sobre o trabalho dos bombeiros que abriram mão da folga para participar da operação, ele disse:
“É muito emocionante ser comandante desses heróis! De forma voluntária foram lá e efetuaram a nossa nobre missão de salvar vidas alheias”, afirmou Fábio.