Poluição sonora e desmandos de motoqueiros são coibidos até por traficantes.

Motos barulhentas incomodam até traficantes ligados ao Comando Vermelho (CV), em várias comunidades do RJ, facções do crime alertam: fica proibido a circulação de motos com os chamados escapamentos abertos em diversas comunidades sob o domínio da facção em São Gonçalo e Niterói. Há relatos também sobre a regra em comunidades do Rio e na Reta Velha, em Itaboraí.
As ordens foram dadas há cerca de um mês através de cartazes produzidos e divulgados em grupos de whatsapp. As restrições acontecem para motos com barulhos excessivos e também para a retirada da obrigatoriedade do uso de capacetes nas regiões. As comunidades do Complexo do Jardim Catarina, Santa Luzia, Salgueiro, Brejal, Morrão, em São Gonçalo, foram algumas que tiveram as ordens dadas pelos criminosos. Em Niterói, as restrições acontecem no Preventório e Cavalão, além da Reta Velha, em Itaboraí.

Quem avisa amigo é
De acordo com o comunicado divulgado, quem desobedecer a ordem imposta pelos criminosos perderá a moto e ainda terá que ficar ouvindo o barulho por três minutos como ‘pena’.
Segundo informações, a proibição teria partido da cúpula da facção após o familiar de um dos chefões do tráfico falecer em uma comunidade por conta do barulho do cano de descarga de um moto taxista.

Caso de Polícia?
Procurada, a Polícia Militar informou que a corporação emprega rondas e outras ações ostensivas em todo estado do Rio e que o policiamento ocorre de forma dinâmica visando prevenir e coibir práticas criminosas. O emprego destes efetivos é baseado na análise das manchas criminais, denúncias e dados do Setor de Inteligência.
A PM informou ainda que, este tipo de prática demanda trabalho de investigação, que está a cargo da Polícia Civil. Sempre que acionados, os batalhões atuam prendendo os criminosos em flagrante quando constatados os crimes. É importante que a população colabore realizando denúncias através do Disque-Denúncia ( telefone 2253-1177) ou, para casos urgentes, através da nossa Central 190. Os registros em delegacias também são essenciais, pois colaboram com a revisão do planejamento operacional na área onde a mancha criminal é mais acentuada.

Guapimirim e Magé
Em Guapimirim, a Guarda Municipal, com apoio da Polícia Militar do 34º Batalhão, vem fazendo operações constantes para coibir a prática de motoqueiros que infernizam moradores dos bairros da cidade. Ações integradas tendo a PMERJ e GCM como provedores da paz e sossego público coibindo uso de escapamentos de motocicletas que por ventura ultrapassem o limite máximo de decibéis permitidos por lei estão tirando das ruas infratores que insistem em desafiar o poder público.
Os resultados já são visíveis em diversos bairros da cidade e nossa emissora registra notícias de dezenas de condutores buscando aquisição de escapamentos originais em lojas de peças de motocicletas no município, como também aquisição de capacetes de motociclistas.

Em Magé, ainda não há uma legislação específica que permita coibir a irregularidade, todavia, parlamentares do município já se organizam para realizar através da comissão de transportes, iniciativa para também coibir as práticas nocivas que tanto incomodam a sociedade.

RedeTV+ Notícias
Rede TV Mais A Notícia da sua cidade!
