Público lotou espaço da Casa de Portugal que contou com presença do prefeito Mário Tricano.
A Secretaria de Cultura de Teresópolis, apoiada por vários segmentos da sociedade civil, retomou no sábado 05/11 o evento após dezesseis anos e repete neste domingo o sucesso do encontro de várias culturas que se fundem ao cenário cultural da cidade.
Sem contar com os cofres públicos do poder executivo, o secretário de cultura da cidade Márcio de Paula, promoveu através de parcerias com instituições da sociedade civil um evento de qualidade, que valoriza a integração e participação de teresopolitanos na construção da identidade cultural da cidade serrana.
Primeira Dama, Elisabeth Tricano e o prefeito de Teresópolis Mário Tricano
O espírito festivo de Tricano, reeleito pelos próximos quatro anos frente a chefia do executivo, proporciona a retomada de várias iniciativas turísticas e culturais. Em entrevista a RedeTvWebMais.com, Tricano declarou que além de ser o prefeito da Educação e da Saúde, sempre foi conhecido por ser o prefeito de grandes eventos e festas que divulgavam o nome da cidade. ‘Retomaremos isso buscando a parceria com o setor privado.’ Declarou o atual prefeito.
A festa realizada na Casa de Portugal, palco do excelente programa de final de semana na serra, é focado na valorização e colaboração desses imigrantes na cultura de Teresópolis, que tem sido cada vez mais participativo no desenvolvimento da cidade. Para os imigrantes, o caráter de manter suas tradições, cultura e costumes que se integram de maneira harmônica a cultura local, criando laços de amizade e respeito entre os habitantes de Teresópolis, independente de credo, raça ou qualquer barreira, é sem dúvidas um exemplo de integração e inclusão social. A iniciativa do poder público municipal em torno da ampliação dessas relações, são planos ambiciosos que contam com a formação de uma associação de imigrantes e o futuro Museu do imigrante na cidade, afirmou o secretário Márcio de Paula.
Portugal, Itália, Líbano, Japão, China, Espanha, Taiwan, França, Israel e Brasil, marcaram presença com variadas culinárias e apresentações das gastronomias dos países, alegradas por folclore, danças e músicas típicas.
A edição da festa se repete neste domingo 06/11 a partir das 12h e você não deve perder essa oportunidade.
O evento contou ainda com diversas participações de patrocinadores e um Instituto, Moleque Matreiro de Educação Ambiental, conscientizando a população para o convício harmônico com a natureza. O instituto distribuiu várias mudas de plantas durante o evento e a responsável pelo órgão, Srª Isa, declarou que o Instituto Moleque Mateiro de Educação Ambiental (IMM) trabalha desde 2005 em prol da construção de uma cultura de sustentabilidade através de projetos desenvolvidos para diferentes segmentos sociais.
Através da realização de projetos de educação ambiental com instituições de ensino, empresas e parcerias com unidades de conservação, o instituto desenvolve também metodologias inovadoras para a formação de educadores ambientais, programas de Educação Ambiental para o Licenciamento Ambiental e Sustentabilidade Corporativa além de ações para famílias. A ampla gama de ações do IMM tem como objetivo comum a formação de uma cultura socioambiental a partir de atividades que exploram, sem degradação, os recursos que as áreas naturais protegidas oferecem promovendo conscientização. Acesse: http://www.molequemateiro.com.br/index.php
Empresas como Cultura Inglesa de Teresópolis, marcaram presença com um stand, contactando os participantes do evento e demostrando a importância do aprendizado de um segundo idioma na cultura pessoal, abrindo portas para novas perspectivas e oportunidades de crescimento.

Antonio Alexandre, Magé|Online.com – RedeTvWebMais
Rede TV Mais A Notícia da sua cidade!






