Prefeituras da região emitiram alertas para os moradores.
Um forte temporal atinge ao menos três cidades da região Serrana do estado do Rio de Janeiro. Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis já emitiram alertas para os moradores.
Uma das cidades mais castigadas é Petrópolis. Segundo a Defesa Civil municipal, nesta quinta-feira foram registrados 40 ocorrências, sendo três deslizamentos de terra, mas sem vítimas. Os escorregamentos ocorreram na Ladeira João Ventura, na Estrada da Saudade; Rua Cândido Borsato, em Cascatinha; e outro na Rua Doutor Hermogênio Silva, no Retiro. Em toda a cidade, quase 200 milímetros de chuva foram registrados, quase sete vezes o previsto esta quinta-feira.
A prefeitura também interditou seis apartamentos na Rua Vereador Carlos Canedo, em Pedro do Rio, após uma galeria de águas pluviais romper. As sirenes do Morro do Estado e Rua Nova, na Rua 24 de Maio e moradores dessas regões precisam procurar pontos de apoios.
Estou bastante preocupada com essa situação. É a segunda chuva forte nessa semana, mas essa está bem mais longa, como muitos raios e trovoadas contou a fotógrafa Tatiana Calheiros, moradora do bairro Valparaíso, em Petrópolis.
Teresópolis
Em Teresópolis, os bairros Ermitage e Bom Retiro tiveram ruas alagadas. A Defesa Civil está em estágio de atenção devido à previsão de chuva moderada a forte nas próximas horas. Em caso de emergência, o órgão pede para que a população ligue para o 199.
Segundo a Defesa Civil, até a última atualização desta reportagem não foi necessário acionar nenhuma sirene no município. Quanto às ocorrências da tarde, a rua João Raposo de Rezende, no bairro Tijuca, começou a ceder e foi interditada após vistoria técnica.
Houve pontos de alagamento em alguns bairros, como Tijuca e Várzea, devido ao volume de chuva elevado, mas, ainda segundo o órgão, a água escoou normalmente.
Petrópolis
Petrópolis, cidade vizinha, também enfrentou transtornos com a chuva desta quinta. Na cidade, segundo a Defesa Civil, choveu 148 mm em apenas quatro horas. O volume de água deixou pedestres e motoristas ilhados.
Choveu muito forte e direto durante duas horas. Foi assustador! Parecia que o mundo estava acabando com a pressão com que a água descia na rua. O tempo está bem carregado. A chuva parou um pouco, mas voltou a apertar, e a Defesa civil mandou mensagem pelos celulares avisando que estamos em alerta com previsão de chuva forte nas próximas horas. As sirenes foram acionadas em alguns bairros. O Centro da cidade está um caos.
O rio Piabanha, que fica em frente a rua o assessor de imprensa Daniel Côrrea mora, encheu a rua nos primeiros minutos da chuva. Segundo ele, caiu uma pancada de chuva às 16h e, desde então, continua chovendo forte:
Seis apartamentos foram interditados pela Defesa Civil na Rua Vereador Carlos Canedo, em Pedro do Rio, por conta do rompimento de uma galeria de águas pluviais nos fundos da construção. Equipes da Secretaria de Assistência Social fizeram o atendimento às famílias, que, segundo a assessoria da Prefeitura, foram para a casa de parentes. Ninguém se feriu.
A Defesa Civil está em estado de atenção devido à previsão de pancadas de chuvas para as próximas horas. Em apenas quatro horas foram 148 mm. Todo o contingente de 55 agentes permanece de prontidão para atender aos chamados dos moradores. O órgão explica ainda que em caso de ocorrências ou para solicitar vistorias preventivas, a população deve ligar para o 199.
Fonte: Portal G1