Site icon Rede TV Mais

Temporal alaga ruas e causa transtornos em diversos pontos do Rio

De acordo com a Defesa Civil, 35 sirenes foram acionadas em 19 comunidades do Rio.

Num dia que começou com céu azul e muito calor, a tarde desta segunda-feira se tornou escura devido às nuvens negras que chegaram ao Rio. A chuva começou na Baixada Fluminense e na Região Metropolitana e, rapidamente, chegou à Capital. Há registro de chuva muito forte e com raios em bairros das zonas Sul e Oeste. Às 18h35, o município declarou estágio de atenção.

Na Lagoa e no Jardim Botânico, há bloqueios em diversas ruas por causa de alagamentos, e a prefeitura recomenda que as pessoas evitem deslocamentos na região. Na Autoestrada Lagoa-Barra, há acúmulo de água na pista, e a prefeitura informou que profissionais já foram deslocados para resolver a situação. Há trânsito lento no Túnel Rebouças, e o COR aconselha que motoristas sigam pelo Túnel Santa Bárbara.

Na Avenida Maracanã, na Tijuca, Zona Norte da cidade, o rio transbordou e a via ficou debaixo d’água.

A Zona Sul é a área com maior acúmulo de água. No Jardim Botânico e em Copacabana chove muito forte. Também há chuva moderada na Urca, Rocinha, Vidigal, Alto da Boa Vista, Tijuca, Jacarepaguá e no Grajaú.

Em Copacabana, uma árvore caiu na Rua Bolívar, na altura da Rua Barata Ribeiro e também causa interdições. Há ruas alagadas pelo bairro.

Em nota, o sistema Alerta Rio da prefeitura reforçou a previsão de chuva forte para esta segunda.

“Devido à influência de ventos em altos níveis da atmosfera, em conjunto com um sistema de baixa pressão no oceano, núcleos de chuva moderada a forte atuam sobre a Baixada Fluminense e possuem deslocamento em direção ao município do Rio de Janeiro”.

Até as 19h50, os bombeiros ainda não tinham sido acionados para nenhuma ocorrência por causa da chuva.

Sirenes acionadas

De acordo com a Defesa Civil, 35 sirenes foram acionadas em 19 comunidades do Rio, por conta do grande acumulado de chuva das últimas horas. São elas: Andaraí, Arrelia, Borel, Cabritos, Cantagalo, Escondidinho, Formiga, Jamelão, Ladeira dos Tabajaras, Nova Divineia, Pavão-Pavãozinho, Prazeres, Rio das Pedras, Santa Marta, Sumaré, Vila Elza, Rocinha e Santa Alexandrina. Em caso de emergência, o cidadão deve acionar a Defesa Civil municipal pelos telefones 199 ou 1746 (Central de Atendimento ao Cidadão).

Aviso de ressaca

A Marinha do Brasil enviou um Aviso de Ressaca que passa a valer nesta terça-feira, às 9h da manhã, até 9h de quinta-feira.De acordo com os militares, ondas poderão chegar a até 2,5 m na orla do Rio.

Madrugada pode ter raios e rajada de vento

A previsão do Alerta Rio também é de chuva moderada a forte para as primeiras horas da terça-feira. De acordo com o sistema da prefeitura, a água pode cair forte durante a madrugada, podendo vir acompanhada de raios e rajados de vento moderado a forte. Ao longo do dia, deve chover com intensidade fraca a moderada, e de maneira isolada.

Fonte: Jornal Extra