Site icon Rede TV Mais

Sintomas indicam O Estágio Inicial da doença de Alzheimer

Que tipo de sintomas e sinais são estes e exatamente no que você deve ficar atento?

Acho que todos sabemos que é difícil reconhecer pessoas com Alzheimer. Em especial quando se trata de alguém em um estágio inicial da doença. Frequentemente isso acontece porque os primeiros sintomas e sinais são ignorados e vistos apenas como “problemas que afetam todos que envelhecem”.

É importante saber que a demência não afeta todos os que envelhecem. Algumas pessoas de 80 e 90 anos ainda estão muito “conscientes”, mas infelizmente, nem todos têm a mesma sorte e já sofrem os primeiros sintomas da doença antes dos 60 anos. Que tipo de sintomas e sinais são estes e exatamente no que você deve ficar atento?

1. Dificuldade para lembrar de coisas

A perda de memória é um dos primeiros e mais bem conhecido sintoma da doença de Alzheimer. Nos estágios iniciais, frequentemente ele ou ela esquece o que fez na semana passada, datas e eventos importantes e pessoas que conheceu recentemente. A medida que a doença progride, torna-se cada vez mais difícil lembrar das coisas.

É verdade que quanto mais velho nos tornamos, mais se “esquece” de coisas do passado. E é aí que está a diferença entre o Alzheimer e o processo natural de envelhecimento. No caso do Alzheimer, as informações são perdidas de modo permanente enquanto que no processo de envelhecimento, só é necessário um breve momento para lembrá-las.

2. Dificuldade em encontrar as palavras corretas

Isso também é um sinal precoce de que a perda de memória está ocorrendo devido ao Alzheimer. Inicialmente, é difícil encontrar as palavras que não são usadas com frequência, no entanto, quanto mais a doença progride, maior é a dificuldade em lembrá-las. Até mesmo palavras simples, como maçã ou queijo.

Novamente, é mais comum que pessoas mais velhas (sem demência) não consigam lembrar certas palavras, mas elas conseguirão lembrá-las eventualmente. Se alguém esquece palavras definitivamente, isso pode ser um sintoma de Alzheimer.

3. Dificuldade em fazer atividades diárias

Para alguém nos primeiros estágios do Alzheimer, torna-se difícil realizar as tarefas diárias habituais, como tomar medicamentos em horários determinados do dia ou fazer uma lista de compras.

Para alguém nos primeiros estágios do Alzheimer, torna-se difícil realizar as tarefas diárias habituais, como tomar medicamentos em horários determinados do dia ou fazer uma lista de compras.

4. Problemas com suas finanças

Pessoas nos primeiros estágios do Alzheimer com frequência esquecem de verificar e pagar suas despesas, impostos e outras tarefas financeiras.

5. Perdem-se

Uma pessoa no estágio inicial de Alzheimer inevitavelmente não conseguirá mais lembrar como ir andando, pedalando ou dirigindo até um local familiar. Ele ou ela não consegue lembrar o caminho de volta e pode, portanto, se perder.

Por outro lado: ficar perdido em um lugar onde você não esteve há séculos, ou um lugar que é difícil de encontrar, pode acontecer com qualquer um, até mesmo com jovens.

6. Perder a linha de raciocínio

Incapacidade de entender uma narrativa complicada, dificuldade em manter uma conversa ou esquecer o que estava falando no meio da frase, podem ser sinais do estágio inicial do Alzheimer.

Se isso acontece apenas ocasionalmente, por exemplo, durante uma conversa entediante e, eventualmente, perde-se o foco, é provável que não haja razão para se preocupar.

7. Esquecer onde colocou as coisas

Em geral, as pessoas com demência precoce colocam coisas em lugares estranhos e depois não lembram onde estão.

Se você encontrar um copo perdido na geladeira em vez de no armário da cozinha: não se preocupe. Isso acontece com frequência ou com itens diferentes? Pode ser um sinal de Alzheimer.

8. Alterações de personalidade e/ou de humor

Alguém com Alzheimer pode ficar ansioso, deprimido, paranoico ou mesmo agressivo, mesmo que não haja razões claras para isso.

9. Apatia

Pessoas com Alzheimer tendem a ser socialmente retraídas e desistem de seus hobbies e outras atividades, porque é mais difícil para elas entenderem e se comunicarem com o mundo e com outras pessoas.

Pessoas mais velhas podem desistir de algumas atividades por vários motivos. Muitas vezes, o motivo é “falta de energia” . Existe outra causa, tal como problema de comunicação? Converse com ele ou ela sobre marcar uma consulta com o médico.

Você identifica um ou mais desses sintomas em si mesmo ou a sua volta? Marque uma consulta com o médico.

Fonte: Isto É