Câmara reage ao posicionamento do PMDB em apoio ao PR e vereadores reclamam que não participaram de decisão.
Bancada do PMDB Na Câmara Municipal de Magé.
As sessões ordinárias da Câmara de vereadores de Magé, de terça e quinta-feira, foram marcadas por indignação a decisão do PMDB em apoiar a candidatura majoritária do PR, que tem como representante local o Deputado Renato Cozzolino.
O clima esquentou e vereadores repudiaram a aliança que envolve o candidato Ricardo da Karol (PMDB), antes candidato ao cargo majoritário pelo seu partido e agora vice-prefeito na coligação PMDB – PR. De acordo com a legislação Eleitoral, os candidatos as eleições proporcionais e vereadores, se obrigam por conta da fidelidade partidária, acompanhar suas agremiações, o que inviabiliza a opção de escolher seus próprios caminhos em apoiar o prefeito de suas preferências.
Duras crítica dirigidas na tribuna do parlamento municipal, ao diretório Estadual, bem como ao diretório municipal, vereadores classificam a decisão com golpe baixo. “A manipulação eleitoral nunca foi prática do PMDB, se esta situação permanecer, abandono minha candidatura. Não serei vítima de imposições partidárias, isso é a contramão da democracia.” Desabafou a pré-candidata do partido, que preferiu não se identificar.
Werner Declara na Tribuna que já entrou com representação contra o jornalista
Hoje, quinta-feira 21/7 foi a vez do vereador Werner Saraiva, que usou a tribuna para responder a publicação do jornalista Elizeu Pires, que atribuiu ao vereador Werner a autoria de ter convencido Ricardo da Karol, em aderir a campanha do candidato Renato Cozzolino. Segundo ainda o vereador, na publicação no Blog do jornalista, é atribuída também ao edil à tentativa de estreitar o apoio da pré-candidata do PRB, a suplente de deputada estadual Sônia Sthoffel, a Soninha, secretária de Governo na gestão do prefeito Nestor Vidal, apoio a Renato, renunciando sua candidatura, fato desmentido pela candidata, que afirma estar pronta para concorrer ao cargo majoritário. Werner usou a palavra “Vagabundo para se referir a publicação do jornalista, acusando o blogueiro de escrever inverdades e inventar factoides, promovendo desinformação a população e contrariando à ética jornalística.
Em nova publicação, Elizeu Pires anuncia a candidatura de Soninha.
PRB diz que optou por candidatura própria em Magé.
Nome de Soninha será submetido à convenção dia 30
O Partido Republicano Brasileiro anunciou ontem que vai mesmo lançar uma candidatura própria à Prefeitura de Magé, descartando o que vinha sendo negociado de cima para baixo, uma aliança com o Partido da República, que tem como pré-candidato a prefeito o deputado Renato Cozzolino Harb. O PRB confirmou que realizará convenção no dia 30 deste mês para homologar os nomes dos postulantes a uma cadeira na Câmara de Vereadores, possível coligação para as candidaturas proporcionais e apresentar o nome da primeira suplente de deputada estadual Sônia Oliveira, a Soninha, como postulante ao cargo de chefe do Poder Executivo. Presidente do diretório municipal da legenda, Soninha afirmou que jamais abriria mão de levar seu nome ao crivo dos convencionais, principalmente em favor do nome do PR. “Sou pré-candidata à prefeita”, completou.
Reação em Cadeia
De forma generalizada, a renúncia do PMDB em participar do pleito eleitoral como protagonista irritou até mesmo seus simpatizantes, que não gostaram nada da decisão ‘goela abaixo,’ afastando boa parte de seus seguidores. Nas redes sociais locais, a indignação dos eleitores foi absoluta e avança com dúvidas se foi uma boa opção a aliança com o PR.
Vereadores que apoiam o pré-candidato Rafael Tubarão (PPS), atual prefeito da cidade, declaram que não estão preocupados com a aliança dos partidos adversários e apostam em um crescimento significativo nos próximos meses. Como foi declarado pelo prefeito em entrevista ao Web Jornal Magé|Online.com, onde afirmou que sua aliança é com a população, e será com trabalho de melhorias da cidade que pretende conquistar os munícipes. O povo quer políticas sérias, que transforme a dura realidade a qual estão submetidos. “Que município herdamos em 30 anos de políticas que passaram por aqui? Essa é a pergunta que o povo vai fazer nas urnas em outubro! Enquanto não chegam as eleições, continuaremos nosso trabalho, nossa meta já está sendo cumprida, queremos uma cidade de verdade.” Afirmou Tubarão.
Que venham as eleições e que o município de Magé seja o grande vencedor das urnas em outubro.
Antonio Alexandre, Magé|Online.com