SECRETÁRIO DO AMBIENTE BERNARDO ROSSI ACOMPANHA FORMAÇÃO DE GUARDA-PARQUES EM GUAPIMIRIM

Treinamento visa preparar 137 novos integrantes que reforçam a proteção a 39 Unidades de Conservação do Estado.

Unidades de Conservação do estado estão recebendo um importante reforço no efetivo de guarda-parques, que atuam nas 39 unidades administradas pelo Instituto Estadual do Ambiente – Inea. São 137 novos integrantes, que chegam, aumentando para 300 o efetivo da tropa – fundamental na proteção e cuidado das áreas de preservação permanente sob responsabilidade do estado. O Secretário  de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi, destaca que a preservação ambiental tem prioridade na gestão do governador Cláudio Castro. Bernardo no Parque estadual dos Três Picos, em Guapimirim, acompanhando o Curso de Formação de Guarda-parque do Estado do Rio de Janeiro.

 É um treinamento fundamental para preparar estes novos integrantes que estão chegando e que irão reforçar o nosso efetivo. Os guarda-parque tem um papel fundamental na proteção destas áreas que são jóias para o estado. Eles  guardam as nossas florestas com toda sua fauna, flora e uma biodiversidade de valor incalculável. O cuidado e a proteção do patrimônio ambiental do nosso estado é uma determinação do governador Cláudio Castro. E o preparo do nosso efetivo é um passo crucial neste sentido – destaca o secretário Bernardo Rossi.

O secretário assinala o investimento de R$ 1,4 milhão para compra de equipamentos para combate a  incêndio, cuja entrega será feita até o final de fevereiro. Foram adquiridos coturnos; capacetes, macacões, blusas e uniformes novos, incluindo camisas de proteção. Os materiais serão entregues antes da formatura das turmas, prevista para março.

 A entrega destes equipamentos mostra a preocupação da Secretaria com os guarda- parques e nos dá a condição de estarmos preparados para atuar de forma segura na proteção das Unidades de Conservação – afirma o coordenador do Programa Fumaça Zero, Major Israel.

A turma que encerra  a semana de treinamento nesta sexta, e é a primeira de um total de três. Ao todo 137 novos integrantes da corporação serão capacitados.

– Teremos outra turma iniciando o treinamento na segunda-feira (3.02), outra no dia 10. Ao todo são 137 novos guarda-parques que estão chegando. Com a formação destas turmas, o Inea passa a contar com um efetivo de cerca de 300 guarda-parques. Importante lembrar que, após o treinamento dos novos integrantes, os guarda parques que tem mais de 2 anos de atividades, também passarão por cursos de atualização – explica o gerente de Guarda Parques, Djalma Januzzi.

A turma que está concluindo o treinamento prático – com uma semana de imersão em atividades –  é composta por 47 alunos. Nesta sexta eles participaram de uma oficina de combate a incêndio florestal e sobrevivência. Ao longo da semana outras atividades foram desenvolvidas, como o treinamento sobre operações aéreas.

Antes do aprendizado prático os alunos passaram por um curso online com 16 matérias, 94 horas/aula e passaram por uma prova. Todas as turmas passam pela  imersão de uma semana em regime de internato, com atividades e treinamentos práticos. Ao todo são cerca de  200 horas de curso.

 – Com esta formação eles vão estar aptos a todas as atividades que o guarda-parque precise realizar, inclusive o combate a incêndios. É um preparo importante para a proteção das nossas Unidades de Conservação e também para a segurança deles durante as ações assinala o secretário Bernardo Rossi.

Além disso, verifique

VENEZUELA NÃO COMUNICOU EXÉRCITO BRASILEIRO SOBRE EXERCÍCIOS EM RORAIMA

Chanceler brasileiro telefonou ao ministro das Relações Exteriores após forças venezuelanas entrarem em território brasileiro …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *