O repórter viaja a convite do Departamento de Defesa dos EUA.
James Mattis, secretário de Defesa americano, confirmou em seu voo do Rio para Buenos Aires que acordou com o som de tiros na madrugada de segunda para terça-feira no hotel que estava no Leme, por causa de um tiroteio nos morros Chapéu Mangueira e Babilônia. O responsável pelo Pentágono, que estava no Rio em sua primeira viagem oficial pela América do Sul, lamentou o episódio:
PUBLICIDADE
Lembrem-se de que cada vez que ouvimos tiros, a vida de alguém pode mudar para sempre. Fiquei triste de ouvir isso afirmou Mattis aos jornalistas presentes no avião. Mas, francamente, os brasileiros estão lidando com isso, estão tentando acabar com isso.
Mattis lembrou que este tipo de situação, infelizmente, é comum em muitas cidades pelo mundo, inclusive as americanas. E que a sociedade precisa se envolver com as forças policiais para termos locais mais seguros. O secretário disse ainda que está trabalhando com as autoridades brasileiras para aumentar a cooperação na área de inteligência e troca de informações, que podem ser usadas para combater gangues criminosas. Indagado sobre o que fez às 4h da madrugada, quando os tiros eram ouvidos, ele se mostrou pragmático:
Mantive o protocolo (para estas situações).
Pessoas de sua equipe se surpreenderam com os sons. Alguns chegaram a pensar, em um primeiro momento, que se tratava do som de um pica-pau, outros que eram fogos de artifício. Mas logo ficou claro para a maior parte deles que eram tiros.
* O repórter viaja a convite do Departamento de Defesa dos EUA.
Fonte: Jornal Extra