Magé é um dos municípios com maior cobertura da atenção básica, de acordo com dados do Ministério da Saúde.
O Programa de Saúde da Família de Magé (PSF) começou a receber reforço após a reestruturação realizada pela Secretaria Municipal de Saúde. Neste mês, a Secretaria Municipal de Saúde lançou o primeiro Núcleo de Apoio à Saúde da Família, o NASF, com maior oferta de atendimento médico com especialistas que vão apoiar oito unidades na região do sexto distrito.
Na equipe são oito profissionais de medicina: ginecologista/obstetra, fonoaudiólogo, pediatra, psicólogo, fisioterapeuta e mais duas assistentes sociais que será implantado na Unidade de Saúde da Família (USF) Maurimárcia, que funciona como polo do sexto distrito para garantir a cobertura da população atendida em outras oito USFs vinculadas no Beco do Saci, Guarani I, II e III, Horto (Rua da Guia), Parque Santana, Jardim Novo Horizonte e Vila Carvalho, contabilizando 43.282 cidadãos.
A ação faz parte da reestruturação da rede de atenção básica no município de Magé, iniciada pela Secretaria de Saúde para melhorar a qualidade nos serviços prestados à população e atender as metas do programa de levar saúde mais próximo das famílias. A primeira medida foi a desativação de 22 das 62 unidades básicas e remanejamento de equipes e transferência das famílias para os polos mais próximos. Com a nova organização da rede, 40 USFs vão garantir a cobertura de 90% que já realizavam as 62 unidades de atenção básica.
Magé é um dos municípios com maior cobertura da atenção básica, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Com 40 USFs para 236.319 habitantes, são 5.908 habitantes assistidos e acompanhados por cada unidade, enquanto a média para municípios com população semelhante como Macaé (RJ), São José (SC), Sete Lagoas (MG) e Indaiatuba (SP) é de 7.894 pessoas por unidade, sendo que em Indaiatuba têm apenas 30% de cobertura com 20 USFs implantados para 235.367 habitantes.
Mesmo com 46 USFs, a Estratégia de Saúde Básica do município de Sete Lagoas (MG) cobre 73% pela quantidade de equipes que atuam na assistência às famílias com 261 Agentes Comunitárias de Saúde.
O prefeito de Magé, Rafael Tubarão, enfatiza que “fazer gestão é atuar com responsabilidade. Com a reestruturação temos menos unidades, manutenção da cobertura com mais eficiência no atendimento e proporcionando uma redução de custos de 4 milhões ao ano, e que agora podem ser reinvestidos na saúde”, analisa.
Fonte: Ascom/Magé