Santinhos com números trocados viram arma na mão de cabos eleitorais

O Ministério Público Eleitoral (MPE) afirmou, no entanto, que até o momento não há procedimentos em andamento sobre casos.

A onda de fake news que inundou as redes sociais nessas eleições trouxe uma nova arma para os cabos eleitorais: os santinhos falsificados. As imagens dos candidatos com seus números alterados estão sendo compartilhadas principalmente em grupos de WhatsApp.

PUBLICIDADE

 

Jair Bolsonaro, do PSL, e Lula que teve sua candidatura impugnada após ser enquadrado na Lei da Ficha Suja – são os que mais figuram em cartazes alterados. Mas também há imagens fakes de Alckmin (PSDB), Marina Silva (Rede) e até Guilherme Boulos (PSOL).

Nas imagens de Bolsonaro, há cartazes em que ele aparece com o número 12, de Ciro Gomes, e também com o 13, do PT. Há ainda uma em que ele aparece como 24, número do veado no Jogo do Bicho, uma alusão ao fato de o candidato ser conhecido por frases homofóbicas.

Já nos cartazes do PT, o número 13, do partido, é substituído pelo 17, do PSL de Bolsonaro. Marina, Boulos e Alckmin também tiveram seus números trocados pelo 17 do PSL.

Em nota, o Ministério Público Eleitoral (MPE) afirmou, no entanto, que até o momento não há procedimentos em andamento sobre casos de números alterados em santinhos vistuais. Ainda segundo o MPE, o cidadão que identificar qualquer irregularidade pode fazer denúncias pelo site: www.mpf.mp.br/para-o-cidadao/sac.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), “denúncia de peças de propaganda eleitoral abusivas ou que induzam ao erro devem ser trazidas à jurisdição da Justiça Eleitoral por meio do Ministério Público Eleitoral, candidatos, partidos ou coligações”. Ainda de acordo com o tribunal, são esses órgãos os responsáveis por levar os casos ao conhecimento do judiciário.

NÚMEROS CORRETOS DOS CANDIDATOS

Para não cair no conto do vigário, confira quais são os números reais dos candidatos à Presidência que disputam as eleições deste ano.

Álvaro Dias (Podemos) – 19

Cabo Daciolo (Patriota) – 51

Ciro Gomes (PDT) – 12

Fernando Haddad (PT) – 13

José Maria Eymael (DC) – 27

Geraldo Alckmin (PSDB) – 45

Guilherme Boulos (PSOL) – 50

Henrique Meirelles (MDB) – 15

Jair Bolsonaro (PSL) – 17

João Amoêdo (Novo) – 30

João Goulart Filho (PPL) – 54

Marina Silva (Rede) – 18

Vera Lúcia (PSTU) – 16

Fonte: Jornal Extra

Além disso, verifique

Haddad faz sinal de vitória ao votar em São Paulo

“A nação está em risco, a democracia está em risco e as liberdades individuais estão …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *