SAMU REGISTRA AUMENTO NOS ATENDIMENTOS POR CONTA DO CALOR

Os principais sintomas relatados foram neurológicos, cardiovasculares e quedas.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) divulgou um alerta, nesta sexta-feira (07), para a população carioca que, nos últimos três dias, sofre com intensas ondas de calor. De acordo com a pasta, durante os períodos mais quentes de janeiro houve um aumento de 34% nas ligações para o Samu.

O balanço apontou uma média de 1.775 chamados de 1º ao dia 30 de janeiro na capital. Contudo, entre os dias 16 e 22, quando as temperaturas estiveram mais elevadas, as ligações subiram para 2.379 por dia. As principais queixas foram por problemas neurológicos, cardiovasculares e quedas.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) monitora as temperaturas por meio do painel Monitora RJ, que analisa os impactos do calor na saúde e disponibiliza previsões com até cinco dias de antecedência. A ferramenta categoriza o nível de alerta em quatro estágios: sem excesso de calor, leve, severo ou extremo.

Segundo Luciane Velasque, superintendente de informações estratégicas em saúde da SES-RJ, a alta nos atendimentos do SAMU reforça a relação direta entre calor intenso e saúde pública. “Os efeitos das altas temperaturas são graves e podem levar à morte. Nossa intenção com o novo painel é apontar caminhos não só para os municípios se prepararem, mas também para que a população possa se proteger”.

Crianças e idosos são os mais vulneráveis aos efeitos do calor intenso. As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e hospitais estaduais funcionam 24 horas para atender casos emergenciais.

A coordenadora de saúde da criança da SES-RJ, Roberta Serra, alerta para os principais sinais de perigo. “Transpiração intensa, fraqueza, tontura, náuseas e dor de cabeça são sintomas comuns em dias muito quentes. Já confusão mental, pele muito vermelha ou úmida, diarreia e vômitos são sinais de alerta e exigem atendimento médico imediato”, orienta.

Diante do aumento das temperaturas, especialistas recomendam manter a hidratação, evitar exposição ao sol nos horários de maior intensidade, entre as 10h e 16h, e procurar ambientes frescos sempre que possível.

Além disso, verifique

IMPRESIONANTE: BEBÊ NASCE COM MAIS DE 6KG NOS EUA

Paris Halo virou personalidade na UTI neonatal. A americana Pamela Mann, de 31 anos, deu …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *