Coronel Marcelo de Menezes Nogueira foi o nome escolhido pelo governador Cláudio Castro.

O governador do Rio Cláudio Castro definiu que o novo comandante da Polícia Militar será o coronel Marcelo de Menezes Nogueira. Ele foi escolhido após o secretário de Segurança Pública Victor César pedir a troca no comando da corporação.
A escolha do nome que substitui o coronel Luiz Henrique Pires se arrastou por dias. Na última semana, Victor Cesar enviou um ofício a Castro sugerindo que o novo comandante fosse o coronel Ranulfo Brandão. O documento sigiloso vazou, o governador não aceitou o nome do indicado e um e a tensão se instaurou no governo.
Nesta quarta-feira, Victor Cesar se reuniu com o governador e levou com ele uma lista com seis nomes, entre eles Brandão, que novamente foi rechaçado. Segundo apurou o EXTRA, caso um dos novos indicados não fosse aceito, Cesar avaliava deixar o governo. No entanto, Brandão deve ter uma cadeira na cúpula da PM.
Marcelo de Menezes Nogueira esteve em 2022 à frente da Coordenadoria do Programa Estadual de Integração de Segurança (Cproeis) que tem parcerias com prefeituras para aumentar o número de policiais nos municípios, conhecido como “bico oficial”.
Ele ingressou na Polícia Militar em 1990, por meio da Escola de Formação de Oficiais, quando tinha 17 anos. Formou-se em dezembro de 1992 e, por afinidade com cavalos, em 1993 optou por fazer parte do Regimento de Polícia Montada, unidade especializada em policiamento ostensivo montado, que também realiza atividades de cunho sócio-comunitário, ao qual serviu por nove anos.
O nome de Menezes teria sido sugerido a Victor Cesar pelo ex-comandante do Bope Maurílio Nunes, seu braço-direito na secretaria de Segurança Pública. Nos bastidores, a força do novo secretário da PM também é ligado a políticos, primeiramente a Rodrigo Bacellar, presidente da Alerj. Ele nega que tenha trabalhado para a escolha do novo comandante.
Rede TV Mais A Notícia da sua cidade!

