ROTAS DE FUGA SÃO ABERTAS E CIVIS COMEÇAM A SAIR DA UCRÂNIA

Guerra na Ucrânia chega ao 13º dia com tentativas frustradas de abertura dos corredores humanitários.

O Ministério de Defesa da Rússia informou, nesta terça-feira (8), que corredores humanitários foram abertos em cinco cidades ucranianas, entre elas a capital, Kiev. As forças russas afirmaram que interromperam os ataques nos locais das rotas por volta de 9 horas no horário local — 4 horas de Brasília.

Além de Kiev, os corredores estão localizados em Sumy, Cherhihiv, Kharkiv e Mariupol.

Autoridades do Ministério da Defesa da Ucrânia também confirmaram que o resgate em alguns dos corredores está acontecendo. Estudantes estrangeiros estão sendo levados de Sumy para Poltava.

No entanto, o porta-voz do Ministério de Relações Exteriores da Rússia, Oleg Nikolenko, afirmou no Twitter nesta terça que forças russas bombardearam uma rota de evacuação para civis presos em Mariupol. A Rússia não se manifestou sobre a acusação.

A chefe de direitos humanos da ONU, Michelle Bachelet, pediu nesta terça-feira que os civis presos possam sair em segurança. “Repito meu apelo urgente para um fim pacífico das hostilidades”, declarou.

Mesmo com o temporário cessar-fogo acordado, novas sanções dos EUA contra a Rússia devem ser anunciada nesta terça. A expectativa é que o presidente norte-americano Joe Biden anuncie a proibição às importações de petróleo e derivados da Rússia.

Espera-se que Biden dê a notícia em uma coletiva de imprensa marcada para 12h45 (horário de Brasília). Os EUA farão o movimento unilateralmente, sem seus aliados europeus, devido ao desacordo entre as nações europeias, mais dependentes das fontes energéticas vindas da Rússia.

RedeTv+ Notícias

Além disso, verifique

MAGÉ VAI HOMENAGEAR O JOGADOR MARLON FREITAS COM MEDALHA CRISTÓVÃO BARROS

Nascido e criado em Piabetá, no município de Magé, Marlon Freitas deu seus primeiros passos …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *