Site icon Rede TV Mais

Rio entra em estágio de atenção com a chegada da chuva

Estágio de atenção é o segundo nível em uma escala de três.

O município do Rio entrou em estágio de atenção às 20h33 deste domingo (27), conforme informou o Centro de Operações da prefeitura. Ele é o segundo nível em uma escala de três e indica a possibilidade de chuva moderada, ocasionalmente forte, nas próximas horas.

De acordo com o Alerta Rio, começou a chover por volta das 19h em pontos isolados da cidade. A Zona Oeste era a região mais atingida, principalmente em Mendanha e Bangu. Também houve registro de chuva moderada em Santa Cruz e Sepetiba.

Ainda segundo o Alerta Rio, a chuva chegou acompanhada de rajadas de vento e descargas atmostéricas. Em Copacabana, os ventos chegaram a 73,8 km/h. Ventania moderada foi registrada também na Vila Militar, onde a velocidade dos ventos chegou a 52,6 km/h.

Árvore cai e obstrui via
A Estrada do Catonho foi parcialmente interditada por volta das 21h20 por causa de uma árvore que caiu na pista sentido Sulacap. De acordo com o Centro de Operações, agentes da CET-Rio e militares do Corpo de Bombeiros foram para o local desobstruir a viam que apresentava trânsito intenso.

Recomendações
Sob o estágio de atenção, a prefeitura recomenda que a população tome as seguintes ações preventivas:

– Permaneça ou procure um local seguro. Evite áreas sujeitas a alagamentos e/ou deslizamentos;
– Verifique se há sinais de rachaduras em sua residência. Ao perceber trincas ou abalo na estrutura, acione a Defesa Civil pelo número 199 e evite ficar em casa;
– Moradores de áreas de risco precisam ficar atentos aos alertas sonoros. O acionamento das sirenes indica perigo de deslizamento. As pessoas devem se deslocar para os pontos de apoio estabelecidos pela Defesa Civil Municipal. Os locais são informados pelo número 199;
– Redobre atenção ao dirigir. Em caso de chuva, as pistas ficam escorregadias e podem conter bolsões d’água. Mantenha os faróis acesos;
– Em casos de ventos fortes e/ou chuvas com descargas elétricas, evite ficar próximo a árvores ou em áreas descampadas;
– Evite colocar o lixo nos pontos de coleta. A água da chuva pode levar o lixo a entupir bueiros e galerias;
– Fique atento às informações divulgadas pelos veículos de comunicação;
– Se necessário, use os telefones de emergência 193 (Corpo de Bombeiros), 199 (Defesa Civil) ou 1746 (Central de Atendimento da Prefeitura).


Fonte: G1