Paciente tinha 31 anos, estava internado há mais de um mês e apresentava comorbidades.
A Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) confirmou nesta segunda-feira (3) a segunda morte no estado em decorrência da varíola dos macacos. A vítima é um homem de 31 anos, morador de Mesquita, que estava internado há mais de um mês na capital fluminense.
O paciente deu entrada no Instituto Nacional de Infectologia da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no dia 31 de agosto e, dois dias depois foi transferido para o Instituto Estadual de Infectologia São Sebastião, onde se encontrava desde então.
Segundo a SES-RJ, o homem apresentava baixa imunidade e comorbidades, que agravaram o quadro da doença. Ele foi tratado com o medicamento experimental tecovirimat, o que resultou em melhora parcial das lesões, mas, no sábado (1º), sofreu parada respiratória e morreu.
De acordo com a SES-RJ, 1.064 casos foram confirmados no estado e 507 são considerados prováveis ou suspeitos. Segundo boletim divulgado na sexta-feira (30) pelo Ministério da Saúde, o país tem 7.869 ocorrências confirmadas e 4.905 suspeitas.
Até então, havia duas mortes registradas: uma em Minas Gerais e outra também no Rio de Janeiro. Em todo o mundo, foram reportados mais de 61 mil casos e 23 mortes. Em julho, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a varíola dos macacos emergência de saúde pública de interesse internacional.
RedeTv+ Notícias