RedeTV Mais compilou os números de sete cidades da região com números da Covid- 19 (Confira os da sua Cidade)

Dentre as cidades, configuram municípios ds Região Metropolitana II , Serrana e um município da Região dos Lagos.

A RedeTV Mais, emissora que cobre 52 cidades do Estado do Rio de Janeiro, com objetivo de organizar informações sobre os números de contágios, óbitos e outros dados relativo a pandemia, que não têm sido divulgados pelo Ministério da Saúde, compilou alguns dados de sete municípios da nossa rede de cobertura jornalistica, para consulta dos leitores dessas cidades, com números atualizados de duas fontes: Brasil.io e Consócio de Transparência da Covid-19 do  Portal G1.

Os dados são do dia  2 de junho,  último levantamento das duas fontes acima descritas.  

Dados por Município – Brasil.io

Os dados abaixo foram retirados de uma força-tarefa de 40 voluntários que, diariamente, compilam boletins epidemiológicos das 27 Secretarias Estaduais de Saúde, disponibilizando uma base de dados com a série histórica de casos e óbitos confirmados por município. Embora essenciais para o planejamento de políticas de contenção do novo coronavírus, os dados municipais não têm sido divulgados pelo Ministério da Saúde. Ainda como parte desse esforço contínuo de fornecer dados úteis relacionados à pandemia, disponibilizamos outras bases estruturadas, como população dos municípios afetados, óbitos suspeitos registrados em cartório etc.

Na sequência informativa, primeiramente são apresentados os dados do Mapa de Risco do Estado do Rio de Janeiro, que evidenciam Rico Alto, indicados pela coloração vermelha. As sete cidades em tela, classificadas na matéria, se enquadram com Risco Alto.

.
Os Municípios de pertinência desta matéria, exceto Teresópolis, Cachoeiras de Macacu e Rio das Ostras, não estão na denominada região Metropolitana II, as demais,  Duque de Caxias, Guapimirim, Magé, Rio de Janeiro (que é o município-sede).
Região Serrana: Cachoeira de Macacu, Guapimirim, Teresópolis.
Município da Região dos Lagos:  Rio das Ostras.
No primeiro levantamento, apresentado pelo Brasil.io, Rio de Janeiro (Capital), é sem dúvidas a mais representativas nos números de contágios e óbitos, 26.555 com letalidade de 8,07.
Duque de Caxias em seguida com 1.376 óbitos e letalidade 6,51%.
Teresópolis apresenta o terceiro maior número de mortos das cidades classificas na análise, 745 o total de óbitos com taxa de letalidade de 3,09. Magé, apesar do registro menor de mortes que a cidade de Teresópolis, com 505 óbitos tem letalidade inferior a cidade Serrana, com 4,50%, certamente por contar com uma população superior.
Rio das Ostras com 415 óbitos com taxa de letalidade significativa 3,87. Guapimirim tem 164 óbitos registrados com taxa de letalidade alta, 3,53%, seguida por Cachoeiras de Macacu, com 88 óbitos e taxa de letalidade de 3,31.

Boletim mostra queda da taxa de letalidade por covid-19 no Rio.

Índice, que era de 9,1% em 2020, está em 6,4% neste ano. A nova edição do boletim epidemiológico do Rio de Janeiro mostra queda da taxa de letalidade da letalidade da covid-19 no município em comparação à do ano passado. Em 2020, morreram 18.559 das 204.707 pessoas que contraíram a doença, o que representa 9,1%. Neste ano, foram 126.231 casos e 8.108 mortes na capital fluminense. A taxa de 2021, portanto, é de 6,4%. Embora as estatísticas nas duas fontes apresentadas em nosso levantamento, apontam taxa de 8,1.

A taxa de letalidade do Rio tem se mantido bem acima da média nacional desde o ano passado. Atualmente, o painel do Ministério da Saúde mostra índice de 2,3% para todo o país. Pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alertam que percentuais muito altos podem indicar falta de atendimento adequado para quadros mais graves ou baixo número de testes, o que gera subnotificação principalmente de casos leves, interferindo no cálculo da letalidade.


.
.

Dados extraídos do Consócio de Transparência da Covid-19 do  Portal G1, das cidades de interesse da reportagem da RedeTV+.

Os dados coletados pelo Portal G1, pouco ou nada divergem dos apresentados acima. Em alguns casos, as divergências de números são mínimos considerando-se os índices percentuais.

Os números apresentados, configuram os dados pesquisados pelas fontes apresentadas na matéria, quaisquer divergências entre as informações, estaremos a disposição das prefeituras para corrigí-las a tempo, os quais atualizaremos com a devida celeridade.


Antonio Alexandre, RedeTV+  Notícias 

 

Além disso, verifique

COI RUMO A BANIMENTO DE ATLETAS TRANS NA CATEGORIA FEMININA

Debate sobre equidade e vantagem competitiva reacende impasse global no esporte olímpico. O Comitê Olímpico …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *