A primavera começou oficialmente no dia 22 de setembro, e vai até 21 de dezembro.

Uma das principais características da primavera no estado do Rio de Janeiro, incluindo o Grande Rio, é o aumento do calor e o retorno gradativo das pancadas de chuva no fim da tarde e à noite. Os temporais também voltam a ocorrer.
Na primavera de 2016, várias ondas de frio chegaram com força ao Sudeste causando queda da temperatura acentuada também no Rio de Janeiro. No fim de novembro, os cariocas tiveram tardes frescas com temperatura máxima em torno dos 25°C, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia. Em dezembro de 2016, mesmo com tardes quentes, vários dias amanheceram com temperatura amena, entre 15°C a 18°C.
Para a maioria das áreas do Brasil, a mais importante característica da estação é o aumento da umidade e o retorno da chuva sobre o país. A chuva da primavera é fundamental para possibilitar a renovação dos pastos, garantir o bom desenvolvimento da safra de grãos de verão e também iniciar a recomposição do volume de água dos rios e dos reservatórios para abastecimento das populações e para a geração de energia.

Muita chuva está sendo esperada para o centro-sul do Brasil na virada de setembro para outubro de 2017. Mas além da chuva forte e dos raios, as condições atmosféricas vão provocar também ventania e algumas rajadas podem superar os 100 km/h.

A expectativa pela chuva da primavera este ano é ainda maior diante do calor intenso e da secura das últimas semanas do inverno. A boa notícia é que a chuva começa a se espalhar pelo país já durante o mês de outubro.

Confira a estimativa da chuva sobre o Brasil nos primeiros 15 dias da primavera de 2017, até o dia 7 de outubro.
Fonte: Climatempo
Rede TV Mais A Notícia da sua cidade!
