Frente fria forte no fim de semana.
Nesta quinta-feira, 17, a frente fria avança pelo mar e o vento úmido e frio marítimo volta a soprar por todo o estado do Rio de Janeiro. Com o mais umidade no ar, muitas nuvens voltam a se formar em todas as regiões fluminenses e ainda pode chover um pouco. Mas a chuva que ocorrer será fraca a moderada. A temperatura cai e a quinta-feira será um dia fresco, inclusive na região da cidade do Rio de Janeiro.
Para a sexta-feira, 18 de maio, a previsão é de mais sol e elevação da temperatura no estado do Rio de Janeiro. Pode chover de forma isolada por quase todo o estado, mas a chance de chuva na cidade do Rio é baixa. Veja como fica o tempo nos próximos cinco dias.
Magé
Guapimirim
Teresópolis
Cachoeiras de Macacu
No próximo fim de semana, 19 e 20 de maio, uma grande frente fria vai avançar sobre o Brasil. Será a frente fria mais forte de 2018, até agora, e vem trazendo uma massa de ar frio de origem polar intensa, com potencial para causar uma queda de temperatura muito brusca em poucas horas por onde passar.
Esta frente fria vai se deslocar rapidamente pelo interior do centro-sul do Brasil e começa a influenciar o estado do Rio de Janeiro durante o sábado, 19 de maio, que será um dia quente, com rajadas de vento por vezes fortes. No sábado, as pancadas de chuva só devem começar a partir da tarde. Mas é no domingo, 20 de maio, que chuva e o ar polar da frente fria avançam com força sobre o Rio de Janeiro. A chuva se espalha pelo estado e a temperatura já terá uma grande queda em relação ao sábado. Deve ventar forte também no domingo.
Frio à vista
A forte massa de ar frio de origem polar que vem por aí vai manter a temperatura baixa no estado do Rio de Janeiro durante toda a próxima semana. Serão as madrugadas mais frias do ano até agora e a cidade do Rio de Janeiro e região Serrana deve registrar as mais baixas temperaturas do ano. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a menor temperatura no Rio de Janeiro atualmente foi de 15,5°C, no dia 10 de maio.
Ventania e ressaca
Há uma preocupação especial com os ventos fortes no próximo fim de semana. Um ciclone extratropical se organiza no litoral da Região Sul no sábado, 19, mas no domingo, 20, se desloca no mar aproximando-se do litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro. A presença deste ciclone extratropical deixa o Rio de Janeiro sujeito a vento forte pelo menos nos dias 20, 21 e 22 de maio. A região litorânea entre Arraial do Cabo e Paraty fica sujeita a fortes rajadas de vento, que podem alcançar até 80 kmh.
A população do litoral do Rio de Janeiro deve ficar muito atenta para uma grande elevação das ondas na próxima semana. O mar começa a subir no dia 20 de maio e fica muito agitado nos dias 21 e 22, com risco de ressaca.
Fonte: Climatempo/ Dilma Beck