Lula critica demora na entrega de apartamentos de conjuntos habitacionais em Magé.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou da entrega de 832 apartamentos que fazem parte de dois conjuntos residenciais na cidade de Magé, na Baixada Fluminense, na manhã desta terça-feira (6).
Acompanhado da primeira-dama, Janja da Silva, e de outras autoridades, ele criticou a demora na entrega dos dois condomínios e destacou que as unidades estão sendo entregues para a população mais pobre.
“Eu quero anunciar que, até 2026, você terá um instituto para formar as pessoas”, destacou.
Lula anunciou ainda investimentos no estado na construção civil e na indústria naval e do petróleo, mas não deu detalhes.
“Este estado não nasceu para estar nas páginas policiais ou para ser dominado pelo crime organizado”, afirmou o presidente.

São 496 moradias no Residencial Lótus e outras 336 no Residencial Lírio do Vale, construídas com recursos do programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal. Cada apartamento possui cerca de 45 m².
O investimento total foi de R$ 52,4 milhões, do Fundo de Arrendamento Residencial do Ministério das Cidades. Cada apartamento custou R$ 63 mil.
A expectativa é que os dois conjuntos residenciais beneficiem 3.328 pessoas. Das 832 famílias que vão residir no local, 587 fazem parte de programas sociais do governo, como o Bolsa Família ou o Benefício de Prestação Continuada. Elas receberam os apartamentos por meio de contratos de doação.

Também participaram do evento a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, o ministro em exercício das Cidades, Hélder Melilo, o governador do RJ, Cláudio Castro, o vice-governador, Thiago Pampolha, o prefeito de Magé, Renato Cozzolino, o presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Vieira, e o prefeito de Maricá, Fabiano Horta.
Castro destacou a importância da infraestrutura instalada ao redor das unidades habitacionais com a parceria do poder estadual, facilitando a vida dos futuros moradores.
Já o prefeito de Magé destacou a demora na entrega do projeto.
“Esses apartamentos estão prontos há oito anos. As obras foram iniciadas em 2011 e desde então vinham se arrastando”, afirmou Cozzolino.
Isenção de taxas
A Prefeitura de Magé vai conceder isenção de IPTU e ITBI a todos os moradores dos empreendimentos.
De acordo com o Governo Federal, a construção e entrega dos apartamentos estavam atrasadas desde 2017 e só voltou a ser retomado em 2023.
Criado em 2009 por Lula, o programa Minha Casa, Minha Vida nasceu no intuito de auxiliar famílias de baixa renda a conquistar o sonho da casa própria.

Rede TV Mais A Notícia da sua cidade!
