Site icon Rede TV Mais

Presidente das Filipinas diz que ONU é inútil e ameaça tirar país da organização

O presidente filipino, que anunciou a restauração da pena de morte, se comprometeu em acabar com o narcotráfico em seis meses.

O Presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, ameaçou neste domingo em entrevista coletiva tirar seu país das Nações Unidas após as críticas da organização à luta extrajudicial de sua administração contra o tráfico de drogas.

A ameaça acontece depois que especialistas da ONU exigiram do governo de Manila que freasse seus métodos contra o narcotráfico, que custaram a vida de mil pessoas desde que Duterte foi eleito presidente em maio passado.

Após considerar que as críticas desses especialistas são “idiotas”, Duterte qualificou as Nações Unidas de “inútil”.

“Se a ONU diz uma coisa ruim sobre mim eu posso dizer dez coisas ruins sobre a ONU”, e mencionou o “fracasso” da organização na luta contra a fome e o terrorismo.

“Talvez decida nos separar das Nações Unidas”, disse o presidente filipino, antecipando que nesse caso convocaria a China e os países africanos para criar outra organização de caráter global.

Duterte ganhou popularidade após se transformar em 1988 em prefeito de Davao, na ilha de Mindanao e onde governou durante 22 anos em diferentes períodos nos quais se caracterizou por sua defesa com veemência das execuções extrajudiciais de delinquentes.

O presidente filipino, que anunciou a restauração da pena de morte, se comprometeu em acabar com o narcotráfico em seis meses, de acordo com uma promessa que fez durante a campanha que lhe permitiu ganhar as últimas eleições por grande maioria.

Fonte: Terra