Empresa já firmou compromissos na área da saúde em outras esferas.
Com a vinda a Teresópolis, de uma comitiva da estatal chinesa China Isotope & Radiation Corporation (CIRC) para a assinatura do termo de cooperação internacional para a construção do Hospital Público Municipal, aumenta o interesse sobre como será esta parceria e quem é a empresa.
A comitiva da CIRC que veio a Teresópolis nesta terça foi composta pelo Diretor Geral, Zhang Yiming, pelos Gerentes Comerciais do Departamento de Marketing Internacional da CIRC, Chen Yuashuai (Cláudio) e Cheng Xiaoyu, foi recebida pelo Prefeito Leonardo Vasconcelos, pela Vice-Prefeita Afaf Ribeiro, pelo Secretário Municipal de Governo e Coordenação André Muniz, pelo Secretário Municipal de Saúde Fábio Gallote, pelo Procurador Geral do Município, Dr. Geraldo Menezes de Almeida e pelo Vereador Dr. Amorim, representando a Câmara Municipal. Durante a reunião, além da assinatura do termo de Cooperação e da apresentação formal da CIRC para os presentes, as autoridades chinesas e teresopolitanas trocaram presentes, em uma demonstração de respeito e amizade entre as partes.
Após a assinatura oficial, a comitiva realizou visita técnica ao local onde será construído o Hospital Municipal, localizado na Avenida Alberto Torres, em terreno desapropriado pela prefeitura. Além da visita, também foi realizado um ato simbólico de assinatura do Memorando de Entendimento entre a Prefeitura de Teresópolis e governo Chines, com a presença da imprensa, vereadores e população. O projeto do Hospital Municipal de Teresópolis contempla, inicialmente, um prédio de até oito andares com 120 leitos, CTI, CTI pediátrico, setor de pediatria, emergência, centro cirúrgico de alta complexidade e setor oncológico.
Estado do Rio de Janeiro – Em abril, durante visita à China, o governador Cláudio Castro anunciou a construção de mais dois hospitais para tratamento do câncer, sendo um no Norte/Noroeste e outro em São Gonçalo, na Região Metropolitana. O comunicado foi feito em Pequim, em uma reunião com a China Isotope and Radiation Corporation (CIRC). O encontro também tratou sobre o fornecimento equipamentos de última geração para o Hospital Oncológico de Nova Friburgo, na Região Serrana.
A tratativa com a CIRC – líder na produção de isótopos para aplicações em medicina nuclear, indústria e pesquisa – prevê ainda o intercâmbio de informações e a capacitação das equipes médicas. Estava previsto que especialistas da empresa chinesa realizarão uma visita técnica no estado para estabelecerem os tipos e a quantidade de equipamentos necessários para atender ao Hospital de Friburgo.
Governo Federal – No final do ano passado, a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e a China Isotope and Radiation Corporation (CIRC) assinaram um memorando de entendimento durante a Conferência Ministerial sobre Ciência, Tecnologia e Aplicações Nucleares e Programa de Cooperação Técnica da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) em Viena.
Pelo Brasil, Isolda Costa, diretora do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), unidade técnico-científica da CNEN em São Paulo, firmou o documento. A cooperação técnica pretende envolver ações na área de saúde, relacionada à produção de radiofármacos e à radiação de, por exemplo, alimentos ou de material cirúrgico.
Isolda Costa explicou o que acredita ser o impacto na China da assinatura do memorando e a relevância do que isso poderá representar no futuro. “São muito importantes para a sociedade chinesa esses símbolos de assinatura de um convênio, porque isso representa, de fato, que isso está sendo levado a sério. Então, é um marco. Eu considero que, a partir daqui, atinge um outro nível de conversas, de reuniões, no sentido de fazer acontecer.”