Nota oficial prefeitura aponta distorções de dados obtidos e número absurdo como foi divulgado pelos veículos.
.
Neste domingo 16/5 a Prefeitura de Guapimirim, publicou em sua página no Facebook, uma nota oficial da Secretaria de Saúde, contestando duas reportagens publicadas pelos veículos de comunicação, “O Dia” e “GloboNews”, sobre os números divulgados sobre a vacinação e ocupação dos leitos no município.
.
.
Explica a nota:
A Secretaria de Saúde de Guapimirim lamenta as publicações do jornal “O Dia” e da “GloboNews” pelas reportagens publicadas esta semana referentes a nossa vacinação e ocupação dos leitos.

Vacinação no município
Sobre a vacinação, ao contrário do que foi divulgada pelo “O Dia”, é de inteiro conhecimento da população o quão Guapimirim tem levado à sério a imunização, e o quão estamos avançados. Nunca paralisamos a vacinação na cidade. Estamos obedecendo o PNI (Plano Nacional de Imunização) mas recebemos doses em “conta gotas”, e isso é problema para vários municípios do país.
.
.
Ocupação de Leitos
.
Com relação a ocupação de leitos em nossa unidade hospitalar, divulgada pela GloboNews, a taxa sempre esteve alta, desde o início da pandemia. Recebemos com muito espanto os números astronômicos divulgados, uma vez que hoje (16), a unidade recebe em seu CTI 9 pacientes.
A enfermaria destinada a pacientes de COVID-19 abriga 4 pacientes infectados.
Entendemos que a captação dos dados por todo o Estado, com a velocidade que o jornalismo necessita, pode transformar ou até mesmo distorcer os dados obtidos. Um número tão absurdo como foi divulgado (225% dos leitos ocupados), colocaria toda a nossa unidade hospitalar em xeque.
.
Saúde em dia e atenta
.
Aproveitamos este inconveniente para tranquilizar a população com relação a estrutura de atendimento do Hospital Municipal José Rabello de Mello. A Secretaria de Saúde não mede esforços para garantir o pleno funcionamento da estrutura, mas reitera que é preciso continuarmos focados, obedecendo as medidas de restrição e prevenção. Os números continuam altos. O Coronavírus ainda está entre nós, e o cuidado redobrado é o ponto chave para frear o avanço da pandemia.
Reforçamos também a dedicação da gestão municipal em abrir um Centro de Tratamento para pacientes infectados pelo COVID-19 para garantir que não tenhamos a chamada infecção cruzada em nossa unidade hospitalar, e mais ainda, aplicando um melhor atendimento e acompanhamento para esses pacientes.
Nos colocamos sempre à disposição da imprensa e dos veículos de comunicação para o envio correto de dados e informações, mas no caso deste domingo, não fomos procurados por nenhum jornalista ligado ao Sistema Globo. Concluí a nota da Secretaria de Saúde.
.
.
Vale apontar que os órgãos de Imprensa devem a qualquer tempo, corrigir distorções relativas a informações desencontradas de dados oficiais de órgãos públicos, com a devida celeridade, entendendo os prejuízos a administração municipal, que poderão ser alvo de críticas e até mesmo de inquirição por parte das autoridade legislativas.
.
Erro jornalístico não é fake news
.
Conceitualmente, o erro jornalístico não é intencional. É algo que pode acontecer na prática jornalística, muitas vezes por afrouxamento de procedimentos de apuração, outras vezes por equívoco da fonte etc. Mas, em tese, o veículo não quer errar, toda via é passivo de equívocos na divulgação de dados.
.
RedeTV+ Notícias