Site icon Rede TV Mais

Prefeito de Magé é homenageado em comemoração de 128 anos de Teresópolis

“Teresópolis: Orgulho dos filhos teus”. Parabéns a linda cidade de Teresópolis. 

A cidade de Teresópolis, na Região Serrana do Rio, completa 128 anos neste sábado (6) e as comemorações começam com o tradicional desfile cívico que será realizado no Parque Regadas, no Centro da cidade.

Presente nas comemorações, o prefeito da cidade de Magé, Rafael Tubarão foi homenageado pelo parlamento municipal de Teresópolis, recebendo o título de cidadão honorário teresopolitano das mão do vereador Milton Cezar Ramos Rodrigues, (Da Ponte) e do prefeito da cidade, representado pelo Secretário de Trabalho e Desenvolvimento Social, Marcos Joron.

Da Ponte indicou o prefeito da cidade de Magé, pela relevância e recente parceira que se estabeleceu entre políticos da cidades, estabelecendo importante intercâmbio em diversos segmentos das gestões municipais, principalmente no segmento turístico.

Rafael Tubarão, recebe da cidade de Teresópolis, o título considerado a maior honraria do município.


Porto de Piedade                                                                1ª Estrada de Ferro Guia de Pacobaíba 

Chegada do trem – uma relação antiga entre municípios. 

Durante o século XIX, o trem foi o principal meio de transporte e se expandiu mundialmente até a segunda metade do século XX. No estado do Rio, pioneiro no transporte ferroviário no país, havia um ramal que funcionava a partir do Cais da Piedade, onde atracavam as barcas de passageiros, até o distrito de Guapimirim, passando pelo centro do município de Magé.

Até 1901, a estação de Guapimirim serviu como final da linha, até que iniciaram as obras para subir a Serra dos Órgãos. A expansão foi gradativa, chegando primeiro nas localidades de Barreira (1904), Miudinho (1905), Garrafão e Alto (1908), mais precisamente no dia 7 de setembro deste mesmo ano, quando todo esse trecho foi inaugurado oficialmente. Até então Teresópolis tinha uma via de transportes incipiente.

Anos depois, foi notado que a estrada de ferro propiciou um certo progresso da área. Em 1919, com a administração da ferrovia tomada pela Estrada de Ferro Central do Brasil, o ramal foi prolongado até uma localidade denominada como “Várzea de Teresópolis”, onde foi construída uma nova estação terminal, a Estação José Augusto Vieira, em 1929. Os trens passaram a partir da Estação Barão de Mauá, no Rio de Janeiro até Magé, onde seguiam para Teresópolis pelo trajeto original.

Na manhã de 9 de março de 1957, o trem desce a Serra pela última vez em direção à Guapimirim, para dar lugar a um novo plano rodoviário, marcando, assim, o final de uma era. No mesmo ano, em 1 de dezembro, é inaugurada a Casa de Portugal de Teresópolis, por um grupo de portugueses residentes no município.

Honrado com a indicação do parlamento municipal, Rafael Tubarão, declarou que a relação com os municípios vizinhos acrescentam uma nova perspectiva de atenção a região. “A união, principalmente dos municípios vizinhos, atende muitas demandas comuns a nossa região. A relação dos municípios, é extremamente importante na criação de recursos complementares para coordenar as estratégias regionais e aumentar a sinergia cooperativa.” Declarou o prefeito Rafael Tubarão.

O vento contou com  parlamentares da Câmara Municipal de Teresópolis, autoridades do poder executivo local, autoridades do município de Magé, secretário de Turismo Lazer e terceira idade, Vagner Rosa e da secretária de Fazenda Munique Tavares.


Antonio Alexandre, Magé|Online.com – Imagens, Vinicius Lourenço.