Durante a ação os agentes, apreenderam um fuzil cal. 762, dois rádios transmissores e drogas
Policiais militares do 9°BPM de Rocha Miranda, realizaram na manhã desta segunda-feira, operação na comunidade do Cajueiro, em Madureira Zona Norte do Rio de Janeiro, durante a ação os agentes prenderam dois homens, apreenderam um fuzil cal. 762, dois rádios transmissores e material entorpecente não contabilizado. A ocorrência foi encaminhada para a delegacia da área.
Durante patrulhamento, policiais militares do 34º Batalhão detiveram dois homens em Piedade, Magé. Na ação, os agentes apreenderam um revólver cal. 38, 59 sacolés de cocaína, quatro trouxinhas de maconha e uma quantia em dinheiro. O caso foi encaminhado para a Delegacia Civil da área.
Operação Lapa Presente
Agentes da Operação Lapa Presente prenderam, na semana passada, Luciano Dias Tostes, 31 anos, por tráfico de drogas. Segundo os policiais militares, uma equipe foi averiguar uma denúncia recebida pelo telefone do Disque-Lapa sobre um homem que estaria vendendo drogas na Rua Mem de Sá. No local, Luciano foi encontrado com 31 papelotes de cocaína e 47 pedras de crack. Ele foi conduzido à 5ª DP (Mem de Sá) e autuado pelo crime.
Na madrugada da última sexta-feira, agentes da Operação prenderam André Luís Chiesse Pereira, 45 anos, por furto. Durante o patrulhamento, policiais militares viram o preso fugindo de um homem, após roubar seu celular. André foi abordado e com ele encontrado o aparelho da vítima. Ele foi encaminhado à 5ª DP (Mem de Sá), onde o caso foi registrado.
Centro
Policiais Militares da Operação Centro Presente, foram alertados sobre um homem em atitude suspeita na Rua Uruguaiana. Ao abordarem Marco Antonio Xavier, 52 anos, encontraram um canivete e após consulta no sistema de segurança (Sinesp) foi verificado que contra ele havia um mandado de prisão pendente por furto. O preso foi encaminhado à 5ª DP (Mem de Sá). Marco Antonio possui quatro passagens pela policia pelo mesmo crime.
Balanço
Até a noite do dia 18 deste mês, os agentes da Operação Segurança Presente efetuaram 1.922 prisões, sendo 1.137 por posse e uso de entorpecentes, e já cumpriram 155 mandados de prisão. Também foram conduzidas à delegacia 57 pessoas por porte de arma branca e sete por porte de arma de fogo, 68 por roubo e 133 por furto. Em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, foram realizadas 503 ações de acolhimento a moradores de rua.
Na operação Lapa Presente até o momento foram cumpridos 568 mandados de prisão, sendo 28 por homicídio, 253 por roubo, 115 por furto, 65 por tráfico de drogas, entre outros. Em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, foram realizadas 22.988 ações de acolhimento a moradores de rua. Foram realizadas ainda ações de fiscalização em conjunto com a Secretaria Municipal de Transportes, que resultaram em 178 veículos rebocados por apresentarem alguma irregularidade.
Conheça a Operação Segurança Presente
No dia 1º de dezembro de 2015, foi iniciada no Méier, na Lagoa Rodrigo de Freitas e no Aterro do Flamengo a Operação Segurança Presente, uma iniciativa de interesse público – fruto de uma parceria entre o Governo do Estado e o Sistema Fecomércio RJ. No dia quatro de julho deste ano, a operação chegou ao Centro. As Operações SegurançaPresente foram inspiradas na bem sucedida Lapa Presente, iniciada em 1º de janeiro de 2014.
A operação, de caráter permanente, conta com a participação de policiais militares da ativa e da reserva e agentes civis egressos das Forças Armadas. Vários órgãos atuam coordenados na ação: Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Polícia Militar, Polícia Civil, Comando Militar do Leste, Guarda Municipal, secretarias municipais de Ordem Pública, de Desenvolvimento Social, de Conservação, de Transportes e Comlurb.
Para fortalecer a credibilidade das ações, além das abordagens serem filmadas, as equipes também são monitoradas por GPS.