Pinguim-de-Magalhães ferido é resgatado em praia de Rio das Ostras

Animal foi encontrado foi levado para um centro ambiental em Macaé onde recebe cuidados.

Um pinguim da espécie Pinguim-de-Magalhães foi resgatado ferido na praia de Itapebussus, em Rio das Ostras, no interior do Rio.

De acordo com um morador que avistou o animal, ele estava com vários ferimentos.

“Apareceu todo machucado, cansado. Chegamos a ligar pra Defesa Civil e eles disseram que iam resgatar, eu não pude esperar até eles chegarem e deixei com uma pessoa que estava lá”, disse Elias Coutinho.

O pinguim foi levado para o CAP de Macaé, onde passa por cuidados.

Segundo o município de Rio das Ostras, a previsão é que ele seja levado para o Centro de Triagem de Cabo Frio e, assim que se recuperar, o pinguim será levado para a Costa Sul brasileira onde será solto.

A Prefeitura informou ainda que é comum a aparição de pinguim na região neste período do ano.

Pinguim-de-Magalhães

De acordo com o ICMBio, o pinguim-de-Magalhães (Spheniscus magellanicus) é uma espécie de ave marinha classificada como quase ameaçada.

A espécie se reproduz em colônias numerosas distribuídas pela Argentina, Ilhas Falkland (Malvinas) e Chile, e realiza anualmente movimentos migratórios sazonais para o Brasil.

Para evitar o agravamento da situação de ameaça do pinguim-de-Magalhães, iniciou-se em 2010 a elaboração conjunta de um Projeto Nacional de Monitoramento da espécie, buscando sua construção e implementação coletiva. Este processo envolveu atores da sociedade e do governo brasileiros.

O intuito deste Projeto é ampliar o conhecimento sobre o pinguim-de-Magalhães no Brasil e otimizar os esforços de pesquisa, reabilitação e monitoramento, possibilitando a contribuição e integração de iniciativas em prol da conservação.

Fonte: Portal G1

Além disso, verifique

FORÇA DA NATUREZA: MAGÉ INAUGURA PARQUE NATURAL BARÃO DE MAUÁ

O trabalho contou com apoio de pescadores e instituições ambientais. Em Magé, a prefeitura inaugurou …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *