Ínicio / Destaque / Pesquisas Eleitorais no Brasil apontam desencontro de informação. Onde está a verdade dos números?

Pesquisas Eleitorais no Brasil apontam desencontro de informação. Onde está a verdade dos números?

Institutos de pesquisas divergem em números no apontamento de tendência presidencial para 2022. 

Dados divulgados de Institutos de pesquisas no país mudam posição de preferência do eleitorado em cinco dias e confundem os rumos das eleições. Apesar da distância que separa os protagonistas do pleito majoritário de 2022 para comandar o executivo federal, as pesquisas acabam se descredibilizando por não manter coerência nos dados apontados.

Sob o olhar crítico dos observadores da RedeTV+, um fato chamou a atenção dos nossos jornalistas ao evidenciar o desencontro dos Institutos de pesquisa divulgados está semana.

Segundo o Jornal O Globo, “Lula lidera a corrida eleitoral para 2022 e venceria Bolsonaro no 2º turno por 55% a 32%, apontou o Datafolha, em 12/05/2021. Segundo ainda o veículo de comunicação, No primeiro turno, o petista teria 41% dos eleitores, segundo instituto. Moro, Ciro, Huck e Doria aparecem tecnicamente empatados.

Datafolha com divulgação no Globo 

Lula lidera corrida eleitoral para 2022 e venceria Bolsonaro no 2º turno por 55% a 32%, diz Datafolha

Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aparece com 41% das intenções de voto para a eleição presidencial de 2022 contra 23% do presidente Jair Bolsonaro, segundo pesquisa Datafiolha divulgada nesta quarta-feira (12).

Se ambos fossem ao segundo turno, o petista venceria por 55% a 32%. O levantamento sugere que, pelo menos por enquanto, os candidatos que se apresentam como centristas não conquistaram o apoio dos eleitores. Aparecem embolados: Sergio Moro, que até agora não manifestou intenção de concorrer à Presidência, com 7%; Ciro Gomes (PDT), com 6%; Luciano Huck (sem partido), com 4%; e João Doria (PSDB), com 3%. Como a margem de erro é de dois pontos percentuais, todos estão empatados tecnicamente.

Cinco dias antes da divulgação do Datafolha, o Paraná Pesquisas, divulgou no site da Jovem Pan, a seguinte manchete:

Instituto Paraná com divulgação da  Jovem Pan  

Bolsonaro lidera corrida presidencial em todos os cenários para 2022, aponta pesquisa. 

Lula é o candidato que aparece em 2º lugar em quase todos os cenários e, de acordo com o Paraná Pesquisas, pode ser o adversário do atual presidente num eventual segundo turno do pleito.

Apesar de Jair Bolsonaro (sem partido) liderar a corrida presidencial para 2022 em todos os cenários em que é citado, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) começa a ameaçar o favoritismo do atual presidente, segundo o levantamento divulgado pelo Instituto Paraná Pesquisas na manhã de sexta-feira, 7. Bolsonaro lidera os quatro cenários de primeiro turno, com percentuais que variam de 32,7% a 34,5%. Em seguida, Lula aparece com índices que vão de 29,3% a 30,2%. Entre os outros nomes apresentados, estão o do Ciro Gomes (PDT), do apresentador Luciano Huck, do ex-ministro Sergio Moro, do governador de São Paulo, João Doria (PSDB), de João Amoêdo (Novo), do ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, do senador Tasso Jereissati (CE-PSDB), do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM) e do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB). Além de Lula e Bolsonaro, nenhum outro possível candidato obteve mais que 8% das intenções de voto. Divulgação em Jovem Pan 07/05/2021.

O Datafolha é um instituto de pesquisas do Grupo Folha, conjunto de empresas coligadas do qual o jornal Folha de São Paulo. O instituto realiza levantamentos estatísticos, pesquisas eleitorais, de opinião e de mercado, atendendo ao próprio Grupo Folha e a clientes externos.

Paraná Pesquisas é um instituto de pequisas de Curitiba (PR), com 25 anos de atuação nas áreas de pesquisa política, pesquisa de opinião e pesquisa de mercado, com mais de mil pesquisas realizadas.

Ambos os institutos, atuam há muitos anos apontando e divulgando pesquisas eleitorais em todo país. Divergências de números são possíveis no campo das pesquisas, todavia até que ponto é tolerável o desencontro desses números, já que a denominação “Pesquisa de Opinião Pública,” esse instrumento é verdadeiramente confiável? Mas parece “Institutos de Manipulação de Opinião“.

A foto de destaque da matéria em tela, evidencia a convergência no apontamento de duas possibilidades e para comandar o país em 2022,  afastando os demais concorrentes na busca pelo poder, polarizando a a disputa.

“Eu amo a Justiça Eleitoral. Mas não estou tranqüilo com a informatização.” Leonel de Moura Brisola.


Antonio Alexandre, RedeTV+ Notícias 

 

 

 

 

 

 

Além disso, verifique

MORRE WASHINGTON OLIVETTO, PUBLICITÁRIO DO PRIMEIRO SUTIÃ

Um dos maiores nomes da área e criador de campanhas icônicas, publicitário faleceu na tarde ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *