Ínicio / Tudo Aqui / Parque Nacional fecha pela 1º vez em mais de 70 anos por falta d’água

Parque Nacional fecha pela 1º vez em mais de 70 anos por falta d’água

Situação afeta manutenção das piscinas, banheiros e centro de visitação.

103_max

O Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso), em Teresópolis, na Região Serrana do Rio, fica fechado a partir deste sábado (17) até a quinta-feira (22). Esta é a primeira vez que o Parnaso não abre as portas em quase 76 anos de história do espaço. O comunicado foi feito no final da tarde desta sexta-feira (16) em função do longo período de estiagem e a falta de água para manutenção da piscina, do centro de visitantes e dos banheiros utilizados no local.

Segundo a gestão do Parnaso, continuam abertas e em funcionamento as sedes Guapimirim e Petrópolis, além de acessos à montanha na parte alta do parque (Castelos do Açú, travessia Petrópolis-Teresópolis e Pedra do Sino).

De acordo com Leandro Goulart, chefe do parque, neste época do ano é comum as piscinas ficarem fechadas por falta d’água por alguns dias. “O fato atípico é a seca total da barragem, o que possibilitou a falta de água para serviços de atendimento ao visitante, como ducha, banheiro e bebedouro. Por isso, toda a parte baixa da sede em Teresópolis está fechada, incluindo as trilhas como cartão postal e Mozart Catão”, disse.

Sobre o parque
Criado em 30 de novembro de 1939, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos é composto por uma área de 20 mil hectares que abrange os municípios de Teresópolis, Petrópolis, Magé e Guapimirim.

O Parnaso é uma das unidades de conservação mais conhecidas e visitadas do Brasil, e o terceiro Parque Nacional mais antigo do país – Parna Itatiaia (1937) e Parna Iguaçu (1939) o antecederam.

Além das paisagens deslumbrantes, o Parnaso oferece diversas opções de lazer como piscinas naturais, cachoeiras, trilhas, abrigos de montanha, camping, centros de visitantes e áreas para piquenique.

O parque possui três sedes localizadas nos municípios de Teresópolis, Guapimirim e Petrópolis. Em Teresópolis, a apenas 90 Km do centro do Rio de Janeiro, está localizada da sede principal, onde os visitantes contam com uma ampla infra-estrutura.

MGT
Fonte: G1

Além disso, verifique

SEMANA COMEÇA COM TEMPO ESTÁVEL NO RIO DE JANEIRO

Não há previsão de chuva. Esta segunda-feira (14) será de céu nublado a parcialmente nublado ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *