Criminosos expulsavam moradores que não seguissem suas regras e já mataram síndico que se recusou pagar taxa cobrada pelo grupo.
O Ministério Público do Rio (MPRJ) realiza nesta terça-feira (19) uma operação contra uma organização criminosa que atua no bairro Nossa Senhora do Carmo, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. A justiça autorizou o cumprimento de seis mandados de prisão contra acusados de integrarem uma milícia que impõe o terror e medo em cinco condomínios localizados na Estrada do Calundu.
Agentes do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco/MPRJ) e da 60ª DP (Campos Elíseos) saíram para cumprir 6 mandados de prisão e 5 de busca e apreensão.
Um dos alvos é Leandro dos Santos Sabino, conhecido como ‘Flamengo’. A investigação apurou que esse grupo destituiu os síndicos dos condomínios para colocar pessoas da própria confiança, com o intuito de controlar a venda de gás e cobrar taxas extras pelos serviços de internet, TV a cabo, água e luz. Os moradores também eram obrigados a pagarem um valor para não serem importunados.
Nessa disputa, uma pessoa foi morta por discordar da atuação da milícia. Em setembro do ano passado, uma família foi agredida e expulsa de casa pelo mesmo motivo.