ONU APROVA CÚPULA PARA CRIAR ESTADO PALESTINO

Estados Unidos, Israel e Argentina rejeitaram resolução.

Com votos contrários de Israel e dos Estados Unidos, a Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) aprovou, na terça-feira (03), uma resolução que prevê a realização de uma Conferência Internacional com a presença de chefes de Estado para discutir a criação do Estado palestino. A cúpula foi marcada para os dias 2 a 4 de julho de 2025, em Nova York.

Foram 157 votos favoráveis à resolução, incluindo o Brasil, e apenas oito votos contrários e sete abstenções. Além dos Estados Unidos e Israel, foram contra a medida os governos da Argentina, Hungria, Micronésia, Nauru, Palau e Papua Nova Guiné. Além desses, se abstiveram os representantes de Camarões, República Tcheca, Geórgia, Equador, Paraguai, Ucrânia e Uruguai.

Proposta pelo Senegal, a resolução também exige que Israel se retire dos territórios palestinos ocupados desde 1967, incluindo Jerusalém Oriental, considerada pelo direito internacional como capital de um futuro Estado palestino. O documento pede ainda que Israel cumpra suas obrigações com o direito internacional.

Além disso, verifique

TRIBUNAL INTERNACIONAL EMITE MANDADO DE PRISÃO PARA NETANYAHU POR CRIMES DE GUERRA

TPI também emitiu mandado para ex-ministro da Defesa israelense. O Tribunal Penal Internacional (TPI) emitiu …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *