Ônibus incendiados no Rio não serão substituídos, diz Fetranspor

Segundo o órgão, de janeiro até o momento, 51 ônibus já foram destruídos por ações criminosas.

0999xxx

Os ônibus que foram incendiados por criminosos este ano no Rio de Janeiro não serão substituídos, informou a Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado (Fetranspor), nesta quarta-feira, em comunicado. Segundo o órgão, de janeiro até o momento, 51 ônibus já foram destruídos por ações criminosas – uma média de 2,5 ônibus por dia -, superando os registros de todo o ano de 2016. Somente nesta terça-feira, nove desses veículos foram incendiados, na Zona Norte e Baixada Fluminense.

Em nota, a Fetranspor apontou a crise financeira atravessada pelo Rio como motivo para a não substituição dos ônibus. “Diante dos graves efeitos da crise financeira sobre as empresas, que sofrem com a redução da atividade econômica e o aumento do desemprego, os ônibus destruídos não serão substituídos”, explicou o órgão, que também apontou como motivo para não substituir os transportes a “negativa da Prefeitura de conceder o reajuste tarifário previsto no contrato de concessão de 2010”.

0xx

Atualmente, no Rio, os ônibus transportam diariamente mais de 8 milhões de passageiros. Desde janeiro de 2016, as ações de vandalismo contra os veículos já superam R$ 42 milhões em prejuízo. A reposição de um único ônibus com ar-condicionado custa aproximadamente R$ 450 mil, valor que, segundo a Fetranspor, não é repassado ao usuário por meio da tarifa.

Ainda em nota, o órgão informou que vai “recorrer à Justiça em busca de reparação aos graves prejuízos causados ao setor”. Além disso, esclareceu que vai prestar queixa-crime contra “contra todos aqueles que participarem ou estimularem atos de vandalismo”.

087x

Segundo a Fetranspor, em caso de risco para os rodoviários e passageiros, a circulação dos ônibus será paralisada. A ação será, então, comunicada ao Ministério Público Estadual.

Veja a nota na íntegra:

09x

Dia de terror no Rio

Pelo menos nove ônibus foram incendiados na Região Metropolitana do Rio, na manhã desta terça-feira: três na Rodovia Washington Luiz, na altura de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, outros cinco na Avenida Brasil, altura de Cordovil, e um na Rua Itabira, um dos acessos à comunidade Cidade Alta, na Zona Norte da capital fluminense. As informações são do Centro de Operações da Prefeitura (COR). Dois caminhões também foram alvos de vândalos e pegaram fogo.

Os veículos em chamas causaram interdições parciais na Washington Luiz, na Linha Vermelha e na Avenida Brasil.

Os incêndios começaram depois que a PM começou uma operação na Cidade Alta, na Zona Norte, para reprimir a ação de criminosos. Na incursão 45 suspeitos foram presos.

001Fonte: Jornal Extra

Além disso, verifique

LEI DECLARA JESUS CRISTO GUARDIÃO DO RJ É APROVADA PELA ALERJ

Proposta ainda vai passar por uma segunda votação na Assembleia Legislativa do Rio. A Assembleia …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *