Iniciativa conta com chancela do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e ONG Guardiões do Mar.
TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA E DESENVOLVIMENTO LOCAL EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
A valorização da cultura na parceira das entidades, assume importância de afirmação de identidade e pertencimento. O lugar turístico proporciona, ao mesmo tempo, a afirmação das identidades do destino e o compartilhamento das múltiplas identidades que se expressam e são intercambiadas nesta busca simultânea de “quem está” (comunidade receptora) e “quem vem” (turistas).
A Área de Proteção Ambiental (APA) de Guapi-Mirim e a Estação Ecológica (ESEC) da Guanabara são unidades de conservação ambiental localizadas no recôncavo leste da Baía de Guanabara, protegendo o maior remanescente de manguezais às margens dessa baía. A APA de Guapi-Mirim abrange parte dos municípios de São Gonçalo, Itaboraí, Guapimirim e Magé. O Turismo Comunitário é uma oportunidade para aperfeiçoar a organização comunitária, o desenvolvimento local e a cogestão para preservar o patrimônio natural, cultural e as formas de vida tradicionais das comunidades e do seu território.
O prefeito Rafael Tubarão tem que pedi ao secretario de habitação Sabia para dar uma olhada no conjunto habitacional parque colina doiss que esta abandonado os apartamentos estão sendo saquiados envadidos por pessoas que não foram contemplados e pior com ajudar de funcionários da prefeitura um tal de Junior a secretaria sabe disto desde a outra gestão, a caixa econica o ministério publico as pessoas estão saindo dos apartamentos e abandonando por causa da favela que esta o condomínio parque colina dois e sabemos que ninguém faz nada por causa das eleições benificiar a quem o fechar dos olhos de vocês sera que vamos votar em políticos assim,queremos o condomínio seguro limpo como antes não um deposito de pessoas esquisita .