Site icon Rede TV Mais

Obras do bairro da Barbuda serão retomadas pelo governo municipal

A obra vai contemplar a Avenida das Flores, Rua Eduardo Portela, Rua Dona Joaninha e Rua Demétrio Francisco Portela.

 

Oferecer dignidade e qualidade de vida para os moradores do bairro Barbuda. Esse é o principal objetivo da retomada das obras estruturantes por parte do novo governo municipal. Em menos de um mês, os projeto foi restaurado pela prefeitura e as intervenções estão previstas para serem iniciadas ainda na próxima semana. O anúncio foi feito em um encontro do prefeito em exercício, Rafael Tubarão, com os moradores da localidade na quinta-feira (12).
A obra tem por mérito melhorar a condição de habitabilidade e mobilidade urbana dos moradores do bairro. Serão executadas intervenções na infraestrutura, com a criação do sistema de drenagem, abastecimento de água, esgotamento sanitário, iluminação pública e captação de águas pluviais.

 

O repasse das verbas é proveniente do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, com verba de mais R$ 16 milhões. A obra vai contemplar as ruas Adelino dos Santos, Antonio José Pereira da Silva, Demétrio Francisco Pereira, Manoel Botelho do Rego, Eduardo Portela e Nhanha Ferraz.
Rafael Tubarão destacou ainda que a prefeitura irá realizar as obras das ruas não contempladas pelo PAC, com recursos próprios, para que haja uma homogeneidade e todos os moradores sejam beneficiados com as melhorias. Também lembrou que durante a sua gestão de sete anos e meio como vereador, não teve apoio do governo municipal como parceiro para que suas indicações fossem aceitas e realizadas.
“O primeiro projeto de indicação legislativa que fiz, em 2009, foi à recuperação da Barbuda. Fiquei sete anos trabalhando, sofrendo por esta comunidade. Mas, muitos me perguntam por que nada era feito. Respondo de forma simples, não existia um parceiro no poder Executivo, não tinha respaldo e a gente não consegue fazer nada. O vereador fiscaliza e legisla em prol da comunidade, mas o prefeito é que precisa dar o aval e executar as obras. Não tivemos um parceiro na prefeitura durante os últimos anos”, afirmou.

O prefeito também destacou que as obras do convênio estavam paralisadas por trâmites burocráticos entre a prefeitura e o Ministério das Cidades.
“Quando cheguei à prefeitura, as obras estavam paradas. Trabalhamos muito para reativar o projeto, com o trabalho do secretário de Habitação, Marcos Peçanha e com a ajuda do deputado Zé Augusto Nalin, que fez a ponte com o governo federal. Hoje eu posso e quero ser cobrado. E vamos trabalhar até esse bairro estar pronto”, completou o prefeito.
Estavam presentes ao evento o secretário de Habitação e Urbanismo, Marcos Peçanha, o secretário de Obras, Geovane Jordão, a secretária de Administração, Sandra Rodrigues da Silva, o Procurador Geral do município, Paulo Henrique de Mello, a chefe de Gabinete, Nilda Laureano Abreu, a secretária de Educação, Alison Brandão e o secretário de Serviço Público, Crezio da Silva Santiago. Também prestigiaram o encontro os vereadores, Domingues, Silmar Braga e Joelson do Saco.


Fonte: Ascom/Magé