Ínicio / Destaque / Número de PMs do RJ excluídos sobe 124% de 2017 para 2018

Número de PMs do RJ excluídos sobe 124% de 2017 para 2018

Na comparação de janeiro a setembro, foram 285 policiais expulsos este ano, contra 127 do ano passado.

Um levantamento feito pela Corregedoria-Geral da Polícia Militar do Rio de Janeiro, mostra que somente neste ano (de janeiro a setembro) 285 policiais militares foram excluídos da corporação. O pico foi em abril deste ano, após a intervenção federal, quando 52 foram expulsos.

PUBLICIDADE

 

Quarenta e três policiais militares foram presos somente entre terça (17) e quinta-feira (18) no estado. Sete deles estão entre os alvos da operação da Corregedoria da PM deflagrada contra milicianos na Baixada Fluminense. Os PMs estavam envolvidos em práticas criminosas, como venda ilegal de gás.

O número de policiais militares excluídos neste ano (285) corresponde a 68% do total de processos administrativos solucionados pela corregedoria (414).

Os processos administrativos são abertos pela Corregedoria justamente para decidir pela exclusão ou não do policial, em caso do descumprimento do código militar. O número de processos administrativos solucionados (414) neste ano (entre janeiro e setembro) teve um aumento de 109% em relação ao mesmo período do ano passado (198).

Já o número de inquéritos policiais militares (IPMs) solucionados pela Corregedoria teve uma redução de 47.92%: passou de 336 IPMs em 2017 (jan a set) para 175 em 2018 (jan e set).

Quando um policial militar comete um crime, a Corregedoria não só abre um processo administrativo para apurar se a conduta do policial pode levar à exclusão da corporação, como também instaura um inquérito policial militar para apurar o crime. É o IPM que possibilita ao Ministério Público Militar (MPM) oferecer a denúncia à Justiça.

De acordo com a Polícia Militar, cerca de 350 policiais militares atuam na Corregedoria da PM. A Corregedoria conta com oito delegacias de Polícia Judiciária Militar no estado que têm, entre as suas atribuições, a instauração do IPMs e de processos administrativos.


Fonte: Portal G1

Além disso, verifique

MORRE WASHINGTON OLIVETTO, PUBLICITÁRIO DO PRIMEIRO SUTIÃ

Um dos maiores nomes da área e criador de campanhas icônicas, publicitário faleceu na tarde ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *