Site icon Rede TV Mais

Nova Friburgo, é atingida por mais de 4 mil descargas elétricas em apenas três dias

Incidência de raios na cidade é 82% maior do que a registrada em todo o mês de dezembro de 2017.

Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, foi atingida por 4.054 descargas elétricas em apenas três dias. Segundo a Energisa, concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica na cidade, o número é 82% maior do que o registrado em todo o mês de dezembro de 2017.
PUBLICIDADE

O grande número de descargas aconteceu entre os dias 21 e 23 de dezembro e deixou alguns bairros sem luz – a concessionária ainda não contabilizou o número de localidades que ficaram sem energia elétrica neste período. Um mapa divulgado pela Energisa mostra a incidência das descargas nos três dias.

De acordo com a Energisa, além das descargas elétricas, também houve registros de chuvas fortes e ventanias. Com isso, aconteceram quedas de árvores sobre a rede elétrica. A empresa informou que chegou a mobilizar equipes extras e terceirizadas para restabelecer o serviço no domingo (23).

Segundo o meteorologista, Olívio Bahia, as descargas elétricas são provocadas por fatores como muito aquecimento e umidade. Ele disse ainda que elas ocorrem a partir da formação de nuvens Cumulus Nimbus.

“Há muita instabilidade do tempo na Região Serrana do Rio neste momento provocada pela Zona de Convergência do Atlântico (ZCAS), que deve durar ainda mais dois dias sobre a região e depois deverá se deslocar para o Espírito Santo”, disse.

Olívio afirma ainda que as chuvas intensas são características dessa época do ano, mas cita algumas precauções que devem ser tomadas pela população nesse período devido a alta quantidade de descargas elétricas.

Não ficar embaixo de árvores porque elas funcionam como para-raios.
Não ficar em locais abertos como na rua ou lavouras. Deve-se buscar um abrigo.
Não falar ao celular com o carregador conectado na tomada.
Desligar todos os eletrodomésticos.
Não usar o chuveiro elétrico.

 Estágio de Atenção

Na tarde desta segunda-feira (24), a Defesa Civil da cidade informou que está em estágio de atenção devido a previsão de chuvas intensas nas próximas horas.
No sábado (22), quatro casas foram interditadas em Nova Friburgo após ficarem destelhadas. Doze pessoas estão desalojadas no município.

Fonte: Portal G1