Site icon Rede TV Mais

No Jogo do Poder. Magé antecipa eleições nas Redes Sociais

Ainda distante das convenções, o jogo eleitoral se organiza em torno de meras especulações.

A eleição municipal para a escolha de um novo prefeito e de novos vereadores em Magé, será no segundo semestre de 2020, mas os partidos já estão definindo seus pré-candidatos.

Publicidade 

São várias as intenções de candidatura ao pleito municipal para o executivo mageense em 2020. A cidade já iniciou os debates nas redes sociais e grupos surgem no WhatsApp, comentando os possíveis candidatos que representarão as agremiações partidárias no município.

Ainda distante das convenções, o jogo eleitoral se organiza em torno de meras especulações, sem distanciamento de prováveis participações de nomes já conhecidos nos bastidores da política local e cogitações de novos pleiteantes na disputa eleitoral.

O que rola nas redes


O governo municipal se organiza em torno do nome do atual prefeito da cidade, Rafael Tubarão, representante do (PPS), ainda em análise pelo grupo composto de nomes que possibilitou sua ascensão ao Palácio Anchieta. Ainda não há definição dos possíveis candidatos a sucessão, todavia especulações apontam a possibilidade de Vandro Família, vice-prefeito eleito deputado estadual pelo (SD) e do atual presidente do legislativo, Rogério do Valle, (MDB), que por força do cargo que ocupa como presidente do legislativo municipal é naturalmente indicado a participação na disputa do executivo.


Repetindo a versão do último pleito municipal na cidade para prefeito, a frente oposicionista local, liderada pela a família Cozzolino, deverá repetir o posicionamento de polarização da disputa. Núbia Cozzolino, que se encontra acamada, não terá atuação decisiva em ajuda ao sobrinho, Renato Cozzolino (PRP), que eleito deputado estadual, disputará a eleição majoritária com possibilidade de om desempenho. Se especula que outros nomes da família poderão entrar em cena durante as negociações para representar a família, Anderson Cozzolino, Dinho, seria um dos pleiteantes ao cargo, dependendo certamente da situação eleitoral em que se encontra o ex-prefeito e ex-presidente do poder legislativo municipal.

 

Outros citados nas enquetes dos grupos organizados na redes sociais, são os que disputaram o último pleito a uma vaga na Câmara Federal, Zé Augusto Nalin (Democratas)Ricardo da Karol (PRP), Sargento Lopes (PDT) e  Marcelle Cozzolino (PRP).  

Zé Augusto Nalin é cogitado em todas as opiniões ou enquetes nas redes sociais como possível candidato, todavia não confirma participação no pleito. Há os que duvidam que o ex-suplente de deputado federal fique fora da disputa. Embora não eleito na última disputa do Legislativo Federal, sua expressiva votação, acima dos 31 mil votos, o credencia automaticamente a disputa majoritária.

Ricardo da Karol, imbatível em participação de disputas eleitorais, Ricardo está sempre presente nos pleitos concorrendo a uma vaga pela representatividade do eleitorado mageense. Declarado por ele mesmo, a prefeitura de Magé sempre foi seu sonho, que pela votação apurada nas urnas o coloca com igualdade de disputa pelo cargo de prefeito. Foram mais de 24 mil votos registrados nas urnas, deixando chancelada sua participação.

Sargento Lopes, demonstrou nas urnas que tem condições de pleitear uma vaga no partido para a disputa majoritária. O atual vereador de Magé, teve mais de 15 mil votos na apuração das urnas para uma vaga na Câmara Federal, diga-se de passagem, em carreira solo. Lopes é apontado como referência a vice-prefeito na composição de formação de chapa de agremiações partidárias da cidade, embora seu desejo seja o de encabeçar a disputa como candidato a prefeito da cidade.

Marcelle Cozzolino, única mulher cogitada na disputa ao pleito majoritário, teve boa atuação nos resultados das urnas na disputa ao cargo de Deputada Federal, com resultado acima de 8 mil votos, sua participação como candidata a prefeita estaria assegurada. Em meio a especulações, correligionários de Marcelle, comentam que a candidata deverá disputar uma cadeira no Legislativo Municipal. Com o distanciamento ao pleito, o momento da disputa confirmará qual a escolha da candidata na próxima disputa eleitoral.

Seguindo com as intenções de participação ao cargo de prefeito da cidade, Três candidaturas chamam a atenção da população. A primeira é do deputado eleito a deputado Federal por força do irmão Washington Reis, prefeito de Duque de Caxias. Gutemberg Reis (MDB), sempre é citado nos bastidores da política mageense com pretenso candidato a prefeito de cidade. Na mais recente versão de herdeiro das conquistas dos “Reis” de Duque de Caxias, o nome do deputado sempre aparece como possível participante da disputa.

A segunda, fica a cargo do cidadão mageense Carlos Henrique Rios Lemos, O “Boneco”, tri-atleta e militante político da cidade. Boneco disputou uma eleição ao cargo de vereador pelo partido PT em 2016, quando obteve apenas 0, 26% dos votos válidos. Sua candidatura foi motivada pela popularidade que conquistou ao longo do convívio e militância política na cidade. Hoje filiado ao (PSDB), Boneco não definiu sua participação se continua na atual agremiação partidária ou mudará até a convenção.

Por último o candidato mais forte de toda formatação eleitoral, “Você,” que terá a responsabilidade de credenciar nas urnas em 2020 o próximo chefe do executivo de Magé. Protagonista da festa democrática, caberá a cada cidadão escolher o destino da cidade pelos longos quatro anos.

Quanto ao pleito proporcional que elegerá os representantes do poder legislativo, o que deverá ocorrer é a tendência dos últimos pleitos Brasil a fora, uma renovação de no mínimo 50% de ocupação das cadeiras na disputa ao cargo de vereador. Teremos em Magé uma disputa acirrada ao poder. Nosso desejo é que vença o melhor para nossa cidade.

Calendário Eleitoral 2020

As convenções partidárias para a escolha dos candidatos ocorrerão entre 20 de julho e 5 de agosto. A propaganda eleitoral gratuita começará a ser exibida em 26 de agosto e terminou em 29 de setembro.

Até as eleições municipais de 2020, às segundas, quartas e sextas havia o horário para candidatos às prefeituras das cidades, com duração de 30 minutos. As propagandas para vereador aconteciam às terças, quintas e sábados, também com duração de 30 minutos.

Ao menos 97 municípios tiveram apenas um candidato a prefeito nessas eleições. Além disso, 48,8% dos municípios do país não terão mais de dois candidatos.

Datas eleições 2020

A eleição vai acontecer normalmente em todos os municípios, são mais de 5 mil em todo o Brasil, onde o primeiro turno está previsto para acontecer no dia 04 de Outubro de 2020, a partir das 8h tendo seu encerramento às 17h.


Antonio Alexandre, Magé/Online.com 

 

 

 

.