A última vez que o rubro-negro ficou no Z4 do campeonato foi em agosto de 2020, sob o comando do espanhol Domènec Torrent.
A derrota para o Athletico por 2 a 1, no domingo passado, em Curitiba, que marcou o terceiro revés seguido do Flamengo no Campeonato Brasilleiro, significou o reencontro do rubro-negro com a zona de rebaixamento. Desde 16 de agosto de 2020, na quarta rodada que começou mais tarde por causa da pandemia do Covid-19 , o time não sabe o que é estar no Z4. Com o empate em 1 a 1 do Corinthians com o Fortaleza, na noite desta segunda-feira, o time de Jorge Sampaoli fecha a quarta rodada em 17º, com três pontos.
Em 2020, o Flamengo anunciou a contratação de Domènec Torrent para a vaga de Jorge Jesus. O início do trabalho não teve bons resultados: o Flamengo perdeu os dois primeiros jogos do Brasileiro e ficou na zona de rebaixamento. Uma vitória sobre o Coritiba na sequência fez o time sair do Z4, mas na rodada seguinte, voltou ao empatar com o Grêmio. Da quinta rodada em diante, no entanto, não ocupou mais as últimas colocações, e foi campeão brasileiro naquela temporada, já sob o comando de Rogério Ceni.
No ano passado, quando Dorival Júnior assumiu, o Flamengo novamente flertou com a zona de rebaixamento: fechou a 11ª rodada na 17ª. Na 12ª, a vitória parcial do Juventude sobre o Santos fez o rubro-negro descer uma posição e ocupar, por alguns minutos, o Z4. Mas o time paulista virou o jogo e o rubro-negro conseguiu uma importante vitória sobre o Cuiabá na mesma rodada, se afastando das últimas colocações. A partir daí, o Flamengo engatou uma boa sequência, mas nunca chegou a sonhar com o título. Terminou na quinta posição.
O próximo compromisso do Flamengo no Brasileirão é na quarta-feira, às 20h, quando recebe o Goiás, 18º colocado, no Maracanã. Com os mesmos três pontos, o time goiano está uma posição abaixo do rubro-negro por ter um saldo de gols pior: -6 a 0.