Site icon Rede TV Mais

Nelson Teich pede exoneração da Saúde, diz ministério

Cloroquina foi o motivador do ainda em andamento do desentendimento do ministro.

O ministro da Saúde, Nelson Teich, pediu exoneração do cargo, segundo informou comunicado da pasta à imprensa na manhã desta sexta-feira, 15.

A decisão do médico vem menos de um mês após aceitar o cargo, substituindo Luiz Henrique Mandetta. Essa é a segunda troca no Ministério da Saúde em meio à pandemia da covid-19, que já fez quase 14.000 vítimas e 202.000 infectados no Brasil.

Dessa vez, o desentendimento envolve os protocolos de liberação da prescrição da cloroquina por conflitos envolvendo a prescrição da cloroquina contra o novo coronavírus.

O presidente Jair Bolsonaro afirmou a apoiadores na saída do Palácio da Alvorada que o protocolo de uso da cloroquina será mudado pelo Ministério da Saúde hoje para incluir o uso desde os primeiros sintomas do coronavírus, apesar de o ministro Nelson Teich ter alertado para a falta de comprovação científica de eficácia e os efeitos colaterais.

Pesquisas recentes não mostram resultados relevantes do uso da cloroquina no tratamento de pacientes com a covid-19. Ainda assim, atendendo seus apoiadores, Bolsonaro voltou a cobrar do ministério a mudança no protocolo —que só atendia o uso em pacientes graves— e, ontem, disse, em reunião com empresários, que estava exigindo a mudança de Teich. O presidente depois teve uma reunião com o ministro que inicialmente não estava na agenda.


Magé/Online.com – Notícias Urgente