Criado pela ONU, 9 de dezembro faz parte da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção.

O Dia Mundial de Luta contra a Corrupção, lembrado todo 9 de dezembro, na ONU, relembra os principais fatos que marcam a situação do Brasil, além das tão conhecidas Lava Jato e Mensalão.
No Supremo Tribunal Federal, que analisa os casos daqueles que possuem foro privilegiado, existem 167 ações penais, 540 inquéritos e 54 sindicâncias em andamento com relação a acusações de corrupção. Já no Superior Tribunal de Justiça (STJ) são 72 ações penais, 101 inquéritos e 54 sindicâncias.

A informação foi dada pela procuradora-geral da República (PGR), Raquel Dodge, na solenidade pelo dia, quando propôs o seguinte:
“Reparação dos danos não é suficiente se o corrupto tiver apenas que devolver o que desviou ou se apropriou. Precisamos também instituir indenização por dano moral equivalente ao dano causado. A indenização por dano moral significa que a sociedade será ressarcida pelo tempo que o dinheiro foi desviado, pelo serviço público que deixou de ser prestado porque faltou recurso público desviado.”
A luta contra a corrupção no Brasil, que tem provocado um prejuízo de R$ 200 bilhões a cada ano, é umas das principais causas que impedem a nação brasileira de desenvolvimento pleno e atingem diretamente os setores produtivos do país, comprometendo todos os segmentos da sociedade.

Magé/Online.com
Rede TV Mais A Notícia da sua cidade!
