Site icon Rede TV Mais

Mourão diz que ida de Lula a velório do irmão é ‘questão humanitária’

“É uma questão humanitária. A gente perder um irmão é sempre uma coisa triste, eu já perdi o meu e sei como é que é — disse o presidente.”

O presidente em exercício, Hamilton Mourão, afirmou que a liberação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso em Curitiba, para ir ao velório do irmão trata-se de uma questão humanitária. Irmão mais velho de Lula, Genival Inácio da Silva, conhecido como Vavá, morreu nesta terça-feira em decorrência de um câncer .

PUBLICIDADE

Lula pediu à juíza Carolina Lebbos, da 12ª Vara Criminal de Curitiba, para comparecer ao enterro do irmão. A possibilidade de presos deixarem a cadeia em caso de morte de parentes é garantida pelo artigo 120 do Código de Execução Penal.

O enterro de Vavá está programado para ocorrer às 13h de quarta-feira no Cemitério Pauliceia, em São Bernardo do Campo. Ex-metalúrgico, ele era funcionário aposentado da prefeitura de São Bernardo, cidade onde viveu por mais de 40 anos na mesma casa. Segundo a família, a prisão do irmão o abalava fortemente e também afetava o sucesso do seu tratamento contra o câncer.

PF e Lava-Jato pedem para juíza indeferir ida de Lula a velório de irmão em
SP

Delegado alegou falta de viabilidade de helicópteros do órgão, deslocados para Brumadinho, e afirmou que Lula não chegaria a tempo da cerimônia. PF alega “indisponibilidade de transporte aéreo em tempo hábil” e ausência de policiais disponíveis para assegurar a ordem pública e evitar “perturbações à tranquilidade da cerimônia fúnebre”. Impedem, assim, que Lula se despeça pela ultima vez irmão.

Lula estava preso quando sua mãe morreu. Era ditadura e ele pode ir ao enterro.

Nas redes sociais, manifestações de solidariedade a Lula, quanto sua presença no enterro do irmão motiva críticas e perplexidade de apoiadores do ex-presidente após negativa da polícia federal.

Presidente nacional do PT,  Gleisi Lula Hoffmann‏, declarou no Twitter que “Se não consegue garantir a segurança a um velório como PF garantirá o combate ao crime organizado?! O PT ofereceu transporte a Lula e aos agentes de segurança para ir ao enterro do irmão. Só tem duas palavras que resumem essa decisão: incompetência e perseguição.


Magé|Online.com – Notícias