Motos barulhentas: Detran, CPTrans e PM já realizaram operações nas cidades.
O barulho excessivo no escapamento das motocicletas continua tirando o sossego dos moradores de diversas comunidades e grandes centros. Proibida por lei municipal e pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a prática se tornou comum e, em alguns casos, os motociclistas utilizam as ruas da cidade para a disputa de racha, colocando em risco a vida dos pedestres, principalmente crianças e idosos.
Preocupados com as imprudências no trânsito e cansados de perderem noites de sono – já que os infratores agem principalmente no período noturno e durante a madrugada, os moradores dos municípios pedem mais fiscalização e dizem que o problema se agravou, é crescente a prática nos municípios.
Prefeitura anuncia programa de combate a motos irregulares
Em Petrópolis, o prefeito Rubens Bomtempo, anunciou nesta terça-feira (26), que o município terá um programa de combate à motos irregulares. O programa será elaborado de forma conjunta, com participação do poder público e da sociedade civil.
A medida foi tomada em resposta ao ocorrido na madrugada de Natal em várias cidades do país, incluindo Petrópolis: os chamados “rolezinhos”. Encontros de dezenas de motociclistas, com motos com o escapamento adulterado, para, propositadamente, provocar um barulho excessivo pelas ruas por onde passam.
Operações conjuntas
Para coibir o uso de escapamentos barulhentos em motocicletas, o Detran-RJ com o apoio da Polícia Militar (PM) e da Guarda Municipal, tem realizado constantes blitz em Magé e Guapimirim.
O Código de Trânsito Brasileiro prevê que o motorista que for flagrado com veículo que tenha barulho superior a 85 decibéis estará cometendo uma infração de trânsito. A medição é feita com decibelímetro, equipamento próprio para esta finalidade. Além disso, pilotar uma moto barulhenta pode configurar crime de perturbação de sossego, podendo o motociclista ser autuado em infração grave, punido com multa e ter o veículo retido até a regularização necessária.
Lei Municipal
É preciso que os legisladores da cidade aprovem leis que penalizam a prática proibida de emissão de ruídos excessivos em escapamentos de motocicletas, que estejam com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante. E proibir também a instalação de dispositivos e similares que intensifiquem potencialmente o ruído emitido nos escapamentos de motocicletas que não estiverem de acordo com as normas da Resolução do CONAMA n°252 de 07/01/1999.
Você pode Ajudar acabar com o Barulho
Muito desses infratores trabalham para empresas dento dos municípios, boicotar motoqueiros entregadores com motos barulhentas pode ajudar a conscientizar comerciantes a não admitir funcionários com motos irregulares.
No momento do pedido é colocar uma observação para o comerciante não enviar entregadores com motos barulhentas, dizendo que se enviar não aceitará a encomenda e irá comprar em outro local, aí com certeza a coisa também começará a dar certo.